quarta-feira, 15 de outubro de 2014

CABO-VERDE, INSEGURANÇA: MINDELENSES QUEREM MAIS POLÍCIAS NAS RUAS

 
Guiné i lubu ku kema kosta
 
Pessoas e residências são assaltadas diariamente, muitas vezes à luz do dia, uma situação que tem vindo a instaurar um clima de medo e de insegurança no seio dos cidadãos que apelam pela presença da polícia nas ruas.
 
Os casos de assaltos a pessoas e a residências tornou-se num acto muito frequente, gerando nas pessoas muito medo e receio de serem assaltadas. O clima de insegurança instalou-se no seio dos cidadãos, muitos dizem terem medo de sair à rua para não serem assaltados.
 
Os cidadãos receiam que o clima de insegurança volte a tomar contornos mais graves, à semelhança da insegurança que se fazia sentir há três anos quando os grupos de gangues não davam sossego à sociedade.
 
Pedro Neves acredita que a insegurança só deverá diminuir quando houver polícias nas ruas fazendo rondas e colocando ordem. “Quantas pessoas foram assaltadas e mortas devido a assaltos na rua. O Governo ainda não tomou medidas para combater a criminalidade”. A sua crítica vai directamente à Ministra da Administração Interna que prometeu colocar mais polícias ao serviço dos cidadãos, mas tal não se vê na realidade.
 
Cândida, da zona de Monte Sossego, diz que viu a sua casa assaltada à luz do dia quando saiu para trabalhar e até agora os objectos roubados não foram identificados. A mesma reconhece que haverá segurança quando houver um maior número de polícias nas ruas para fazerem o trabalho exclusivo que é o de assegurarem a tranquilidade e protegerem os cidadãos.
 
Givanilson, diz que muitas vezes, ao passear de carro pelas ruas da cidade do Mindelo, de dia ou de noite, não se encontra um polícia. “As ruas estão desertas, nalgumas partes escuras gera-se um clima que provoca receio nas pessoas que por ventura se encontram a sair do trabalho, da escola ou até mesmo a passear”. Para Givanilson, não há condições para dar um passeio com os filhos porque os cidadãos não estão seguros. Fonte: Aqui