segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

CRISE POLÍTICA EM CABO VERDE

José Maria Neves, Primeiro-ministro de Cabo Verde.O Vulcão do fogo atingiu o governo cabo-verdiano.
 
Vários ministros colocaram o cargo à disposição, na sequência das eleições para a liderança do PAICV, ganhas por Janira Hopffer Almada. Seria o caso do ministro das Relações Exteriores, Jorge Tolentino; da Ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes; e da Ministra da Administração Interna, Marisa Morais.
 
Depois da número dois do Governo, Cristina Fontes Lima, ter colocado o lugar à disposição, eis que esta segunda-feira, três ministros também decidiram seguir a mesma via.

Recordamos que Cristina Fontes Lima foi derrotada nas eleições para a Presidência do PAICV, obtendo apenas 8% dos votos, o que representou um desaire para a candidata e para o próprio Primeiro-ministro, bem como para o chefe da diplomacia, Jorge Tolentino, que fora o seu mandatário.

Em declarações à imprensa, o Primeiro-ministro José Maria Neves não confirmou os nomes, mas disse que está a avaliar os pedidos dos ministros que querem sair do Governo.

"Neste momento estamos a avaliar os pedidos existentes e no momento próprio falarei sobre esta matéria. As pessoas não pediram demissão do Governo, as pessoas colocaram os seus cargos à disposição e nós estamos a trabalhar para garantir a estabilidade do Governo. Podem crer que eu farei absolutamente tudo para garantir a estabilidade da acção governativa nos próximos meses", concluiu José Maria Neves.

De referir que as eleições legislativas, presidenciais e autárquicas realizam-se em 2016.
Mais pormenores com o nosso correspondente em Cabo Verde, Odair Santos. RFI