terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Músico Charbel Pinto: “CANTAR É UMA DAS COISAS MAIS LINDAS DO MUNDO”

Musico Charbel Pinto
O músico guineense Charbel Pinto disse, na passada quinta-feira, que cantar é uma das coisas mais lindas do mundo. “Estou com uma emoção enorme por estar a apresentar o meu segundo album na minha terra. Esta apresentação desenrolou até ao fim sem problemas, o público gostou das minhas músicas. Cantar para o meu povo é uma coisa inexplicável e isto torna esta noite muito especial para toda a população guineense e em especial para os meus fãs. Este show vai ficar na minha memória”.
 
Charbel Pinto falava depois da apresentação do álbum “Compatível” na casa da cultura guineense, Lenox. Esclareceu também que não gosta de gravar todos os anos porque é preciso dar tempo para que as músicas possam ser tocadas e os conteúdos serem apreciados. Prometeu gravar um novo álbum, o terceiro, em 2017. O CD “Compatível” tem de tudo: quizombas, tarraxinhas, azonto e outras variedades musicais. Justificou esta estrutura dizendo que no mundo atual todas as músicas são consumidas. Que não existem fronteiras no campo musical.
 
“Eu sou uma pessoa que respeita a cultura de um país. Desde criança que vejo a Dulce Neves a cantar. Sou admirador dela. Se fosse dirigente da cultura guineense, hoje esta cantora estaria no pódio, porque quer queiramos quer não, a Dulce é a cara feminina da música guineense. Sei que existe uma nova geração feminina da música guineense, mas ela é o espelho da música do nosso país. Ela merece um lugar especial na cultura guineense. Temos de homenagear esta cantora humilde. Identifico-me com este tipo de pessoas”.
 
O Secretário de Estado da Juventude Cultura e Desportos, Tomas Gomes Barbosa, disse que os guineenses têm a cultura no sangue. Esclareceu ainda que a sua presença naquele evento era a prova de amor que tem para com os artistas da nova geração, porque são estes que vão contribuir muito para o desenvolvimento do país. Apelou para que fossem acompanhados nas suas caminhadas, porque representam o nome e a bandeira da Guiné-Bissau pelo mundo fora.
 
A embaixadora da Música Moderna Guineense, Dulce Neves, emocionada com a homenagem, assegurou que a promoção da cultura guineense vai nos levar cada vez mais ao topo, mas que era preciso trabalhar ainda muito mais. Apesar de estarmos num país onde a cultura não tem tido um tratamento especial e é tida como uma brincadeira, noutras partes do mundo ela é um espelho e um cartão-de-visita. Dulce Neves acrescentou ainda que Charbel tem um talento espectacular e respeita todas as gerações.
 
Importa salientar que no espectáculo teve a atuação de uma banda musical que tocou ao vivo. O ambiente de festa agradou toda a gente. No fim do espectáculo houve uma longa fila de espectadores a pedirem o autógrafo do artista e a fazer fotos. O novo álbum de Charbel Pinto tem 11 faixas musicais de diferentes estilos musical.
 
Por: Aguinaldo Ampa