terça-feira, 30 de dezembro de 2014

GÂMBIA: ABORTADO GOLPE DE ESTADO NA AUSÊNCIA DO PRESIDENTE JAMMEH

Das duas uma. Ou os golpistas são amadores, ou trata-se de uma montagem para eliminar os opositores, a velha técnica do PAIGC. Por outro lado o regime gambiano sabe que está debaixo do fogo, ou seja, está sob pressão da comunidade internacional por ser um regime déspota. Face ao exposto, esse regime pode simplesmente encenar o golpe para se fazer de vitima e aliviar a tal pressão que está sujeito e ao mesmo tempo reforçar o poder com a mão de ferro. Yahya Jammeh é um bandido, criminoso , aliado dos rebeldes de Casamança e inimigo da sub-região, seria bom se fosse afastado. 
 
(Desenvolvimento)
 
Banjul - Soldados gambianos que atacaram na madrugada desta terça-feira o palácio presidencial em Banjul, foram rechaçados, na ausência do presidente Yahya Jammeh, em visita privada no estrangeiro, soube a AFP de fontes diplomáticas, castrenses e junto de testemunhas.

Em Banjul, militares e  agentes da polícia foram desdobrados nas ruas desertas, sem circulação da população. Patrulhas militares apelam à população a calma e de estar nas suas casas, segundo a AFP.
As emissões da rádio nacional foram interrompidas durante algumas horas , voltando no ar antes das 11 horas  locais (11 horas GMT e 12 horas de Angola), difundindo os seus programas habituais.
             
"A polícia e o exército controlam  (actualmente) inteiramente a situação", assegurou à AFP um oficial do exército, sem mais dados.
             
O balanço dessa violência continua por este momento desconhecido, mas membros no seio da diáspora gambiana na região informou haver mortos e feridos.              
"Membros das forças armadas gambianas estiveram envolvidos em importantes trocas de tiros nos arredores cerca das 03H00", indicou à AFP uma fonte militar, sem precisar o seu número ou unidades especificadas.
             
Segundo essa fonte, os assaltantes "queriam derrubar o regime" de Yahya Jammeh, ele também que chegou ao poder por golpe de Estado em 1994 , reeleito várias vezes, mas que dirige o país com mão ferro.
             
Um diplomata gambiano habitualmente  em missão no país africano que estava nesta terça-feira em Banjul, confirmou esse ataque.
             
"O palácio presidencial foi atacada essa manhã, por volta das 3H00, por indivíduos armados, alguns dos quais são mesmo da guarda presidencial. Mas no momento onde eu vos falo, a situação está sob controlo. No entanto, estou no caminho para o meu posto ", disse esse diplomata.
             
"Segundo as nossas informações,houve uma tentativa de golpe de Estado esta noite", que foram protagonistas "elementos da guarda presidencial", explicou igualmente  à AFP uma fonte ocidental na região.
             
A tentativa de golpe de Estado "fracassou porque, os militares favoráveis ao presidente reagiram", indicou, afirmando seguir de perto a evolução da situação.
             
Esses  eventos decorrem na ausência do chefe do Estado Yaya, segundo uma fonte oficial gambiana, efectua desde o fim de semana passada uma visita privada à Qatar, num duração não indicada. Outras fontes não gambianas dizem que o presidente está em visita privada em França. Fonte: Aqui