sábado, 20 de dezembro de 2014

EXECUTADO. 70 ANOS DEPOIS, JOVEM COM 14 ANOS FOI CONSIDERADO INOCENTE


Aos 14 anos, George Stinney Jr. foi executado. Foi a pessoa mais nova a morrer numa cadeira eléctrica. Passados 70 anos, foi declarado inocente.

O jovem negro de 14 anos foi acusado na altura de espancar e abandonar, já sem vida, duas raparigas brancas, Betty Binnicker, com 11 anos e Mary Emma Thames, com 7.Stinney foi preso, acusado pelos homicídios, de primeiro grau, e posteriormente executado numa cadeira eléctrica no ano de 1944.

No dia anterior ao homicídio, os três tinham sido avistados. As vítimas procuravam um campo onde pudessem encontrar flores silvestres, segundo uma testemunha.O julgamento do jovem foi muito rápido – durou menos de um dia. O júri, composto por 12 homens brancos, demorou 10 minutos a revelar o veredicto, que considerava Stinney como culpado. Seria assim levado à morte na cadeira eléctrica. O recurso entregue posteriormente foi rejeitado. Em 83 dias o jovem foi preso, acusado e morto.No dia da sua execução, o jovem levou consigo uma bíblia que foi usada para elevar o seu corpo, já que a cadeira eléctrica tinha sido feita para um corpo de adulto.

Nestes últimos anos, a família do jovem tentou sempre a reabertura do processo. Pretendiam efectivamente provar a inocência de Stinney.A pressão exercida pelos familiares levou agora a nova análise das provas. A juíza Carmen Mullen foi quem ficou com o caso e afirma que a confissão do jovem pode ter sido conseguida pela coacção. Mullen não descarta a hipótese de Stinney ter efectivamente cometido o crime, no entanto, quer fazer justiça pelo julgamento injusto que ocorreu em 1944.

Agora, novas provas foram reveladas, de acordo com os familiares e investigadores. 70 anos após a execução, o jovem foi considerado inocente.Em 2014, foram descobertas várias irregularidades nos depoimentos e na confissão do jovem, que terá sido coagido. Foram apontadas também ligações do júri à organização Klu Klux Klan, que defende a supremacia da raça branca. Fonte: Aqui