terça-feira, 30 de dezembro de 2014

GÂMBIA: AUTORES DA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO MORTOS PELAS FORÇAS LEAIS

O filme, terror em Banjul, do realizador Yahya Jammeh, vai ganhar muitos óscars de sangue.
 
Bissau - As forças leais ao presidente gambiano Yahya Jammeh mataram hoje (terça-feira), três dos autores da abortada tentativa de golpe de Estado, dos quais o presumível líder do grupo, um desertor do exército, afirmou um oficial gambiano, citado pela AFP.
 
Os assaltantes que atacaram o palácio presidencial, numa altura em que o presidente Jammeh se encontra fora do país, foram repelidos pelo exército.
 
"Eles eram comandados por um ex-capitão de nome Lamin Sanneh, que é um desertor do exército", declarou sob anonimato esse oficial em Banjul, contactado pela AFP desde Bissau.
 
"Três assaltantes foram mortos, dos quais o mesmo ex-capitão. Um dos assaltantes foi capturado no local. Ele foi entregue ao NIA (Agência nacional de inteligência) para interrogatórios", afirmou o oficial do exército gambiano.
 
Segundo ele, Lamin Sanneh "veio para atacar à presidência com oito outros militares fortemente armados. Vieram de piroga em Marina Parade para atacar o palácio", situado nessa zona da capital gambiana.     
 
Entretanto, o mesmo oficial não forneceu o balanço concernente às forças leais ao presidente Jammeh, que dirige há 20 anos esse país anglófono de cerca de dois milhões de habitantes, encravado ao Senegal, com excepção da sua fachada que dá acesso ao Oceano Atlântico.
 
Fontes governamentais gambianas indicam que o presidente Yahya Jammeh, 49 anos, efectua desde o último fim de semana uma visita privada ao Dubai, nos Emiratos Árabes Unidos.
 
Nenhuma indicação foi dada sobre a duração da sua estadia naquele país do Médio Oriente. Fonte: Aqui