Pela primeira vez desde 1992, o número de habitantes em Portugal está a diminuir. Em causa está o facto de haver cada vez mais pessoas a emigrar e menos pessoas a escolherem Portugal como um país de destino para viver e trabalhar, refere o Diário de Notícias.
Entre 2010 e 2013 perderam-se 146 mil habitantes no país, revelam dados da Pordata, site da Fundação Manuel dos Santos que se dedica a estatísticas da população.
O principal motivo para esta situação está relacionado com a diferença entre o número de pessoas que saíram de Portugal e o de estrangeiros que escolheram o nosso país para viver, refere o Diário de Notícias.
Em 2013, por exemplo, emigraram 128.108 pessoas, situando a população portuguesa, atualmente, entre os 10,4 milhões de habitantes.
São também cada vez mais os estrangeiros que viviam em Portugal e decidiram regressar aos seus países de destino ou decidiram emigrar para outro país, fator que está a contribuir para que o número de estrangeiros em Portugal esteja a diminuir numa média de 3% por ano.
Os brasileiros são a maior comunidade em Portugal, seguidos pelos cabo-verdianos, ucranianos e romenos.
Notícias ao Minuto