sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CÔTE D'IVOIRE: CRIADO OBSERVATÓRIO DA EQUIDADE E GÉNERO

Abidjan - Um Observatório Nacional da Equidade e Género (ONEG) foi criado na Côte d'Ivoire e terá por missão acompanhar, avaliar e formular propostas no sentido da promoção da igualdade do género.
 
O ONEG velará por que a igualdade entre homens e mulheres seja melhor traduzida nas decisões tomadas nos domínios político, económico e social.

Para o porta-voz do Governo ivoiriense, Bruno Nabagné Koné, trata-se para a Côte d'Ivoire de conformar-se com os compromissos internacionais, mas também contribuir para a redução das disparidades entre homens e mulheres e a promoção da autonomização das mulheres.
Esta decisão constitui um catalizador para a promoção do género, após outras decisões precedentes como a institucionalização do Conselho Nacional da Mulher,  a instalação dum Compêndio das Competências Femininas, a abertura às raparigas do concurso de entrada na Escola Militar Preparatória e Técnica (EMPT).
 
Foi também criado  pela Primeira Dama, Dominique Ouattara, dum Fundo de Apoio às mulheres da Côte d'Ivoire a fim de ajudar as mulheres  mais desfavorecidas e a abertura às raparigas do concurso de entrada na Escola da Gendarmaria.
No entanto, no domínio da representação política das mulheres, as desigualdades subsistem onde a Assembleia Nacional da Côte d'Ivoire possui 25 deputadas dos 254 membros, ou seja, uma percentagem de 9,4 porcento contra 43,3 porcento no Senegal e 63,8 porcento no Rwanda. Fonte: Aqui


Leia também: Côte d'Ivoire: Candidatos de PDCI confiantes na reconquista do poder