terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CADI SEIDI: “ESTADO DEVE DEFINIR CLARAMENTE SEUS OBJECTIVOS PERANTE A DEFESA NACIONAL”

 image

A ministra da Defesa Nacional, Cadi Seide, disse que o Estado deve definir claramente os seus objectivos perante a defesa nacional. A governante falava hoje(22 Dez) a’O Democrata na abertura da VI Conferência do Instituto da Defesa Nacional, sob o tema “As Forças Armadas e os órgãos responsáveis pela sua Administração”.
 
A VI Conferência do Instituto da Defesa Nacional decorre numas das salas de reunião daquela organização e conta com o apoio do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
 
Cadi Seide assegurou que a vida dos guineenses depende muito da acção nobre da instituição que dirige, por isso avançou que a “missão desta instituição não se limita apenas em defender a integridade do território, mas também e, sobretudo nos momentos de paz e de estabilidade, contribuir para o desenvolvimento sustentável do país”.
 
A governante explicou que os conceitos estratégicos da defesa nacional devem ser redefinidos urgentemente, porque sem a definição da referida estratégia as forças da defesa e da segurança não têm caminho para andar.
 
“A questão da fiscalização de aeronaves no país é uma das prioridades desta instituição. A fragilidade geofísica e a luta contra o crime organizado em acções conjuntas com as instituições vocacionadas devem merecer uma atenção especial da parte do Ministério da defesa”, sublinhou.
 
Acrescentou ainda que o Parlamento, enquanto órgão fiscalizador de acções governativas, deve assumir as suas responsabilidades e zelar pela aplicação dos instrumentos jurídicos disponíveis no Ministério da Defesa. Sublinhou por um lado que a sua instituição está engajada em mudar a imagem interna e externa das Forças Armadas, levando na prática ações concretas que permitam a melhoria da atuação das novas Chefias.
 
Em representação do representante especial do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guine Bissau, Arber Prenaj enalteceu a iniciativa da organização da conferência da parte do instituto. Avançou neste particular que a organização que representa vai aproveitar o encontro para apresentar as suas experiências bem como mostrar o empenho dos Estados membros da organização em ajudar o país a encontrar um caminho certo para o desenvolvimento.
 
O presidente do Instituto da Defesa Nacional, Tenente Coronel Terêncio Mendes, contou ao jornal O Democrata que decidiram reunir os conferencistas para mais uma reflexão sobre o país e os seus interesses no quadro da missão da sua instituição.
 
“Os grandes assuntos da vida nacional serão debatidos. Durante o debate vai se discutir os problemas de segurança e defesa. O que queremos é criar um ambiente da paz, estabilidade, desenvolvimento e a segurança para todos”, explicou.
 
Por: Aissato Só