quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

RCA: CONFRONTOS ENTRE GRUPOS ARMADOS CAUSAM 28 MORTOS


 
Bangui - Pelo menos 28 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na República Centro Africana em confrontos entre grupos armados na terça-feira em Mbrés, ao norte da capital Bangui, anunciaram fontes oficiais.

"Violentos confrontos explodiram na terça-feira no centro de Mbrés entre elementos anti-balaka (de maioria cristã) e ex-Seleka (basicamente muçulmanos)", afirmou à AFP uma fonte policial que pediu anonimato.
"Pelo menos 28 pessoas morreram e várias ficaram feridas, segundo um balanço provisório da Cruz Vermelha local", completou a fonte.

Os combates entre os milicianos maioritariamente cristãos anti-balaka e ex-rebeldes Seleka, basicamente muçulmanos, prosseguiram na quarta-feira, o que provocou a fuga de centenas de moradores aterrorizados.

Nesta quinta-feira, os anti-balaka estavam "entrincheirados nas montanhas de Mbrés e nas cavernas, enquanto os ex-Seleka controlam o centro, onde determinam a lei", disse a fonte.

A escalada da violência acontece poucos dias depois de uma cerimónia de reconciliação entre os dois lados, organizada na cidade com a mediação da força da ONU (Minusca).

A região de Mbrés foi cenário de ataques dos dois grupos armados nos últimos meses.

As autoridades administrativas de Mbrés abandonaram a localidade e viajaram para Bangui, onde aguardam a normalização da situação.

Desde a tomada de poder em Março de 2013 por parte da coligação rebelde Seleka - expulsa em Janeiro de 2014 -, a República Centro Africana enfrenta uma crise política e de segurança sem precedentes.

Três forças internacionais estão mobilizadas no país para tentar estabilizar a situação: Sangaris (França), Eufor-RCA (UE) e Minusca. Fonte:
Aqui