sábado, 20 de dezembro de 2014

GOVERNO PRETENDE DISTINGUIR PERSONALIDADES NO PAÍS E NA DIÁSPORA

image
O Governo da Guiné-Bissau através da Secretaria do Estado de Juventude Cultura e Desportos e da Secretaria de Estado do Turismo, vai realizar pela primeira vez uma gala nacional que denominou de “Gala de Guiné Nʹdadi” para distinguir personalidades no país e na diáspora que se destacaram durante o ano 2014. A iniciativa enquadra-se no plano de emergência da Secretaria de Estado encarregue de Juventude, Cultura e Desportos, que tem o total apoio do Engenheiro Domingos Simões Pereira.
 
O executivo de acordo com as informações apuradas, pretende-se com a iniciativa fazer com que os filhos da Guiné-Bissau se sintam prestigiados e valorizados em casa. Durante a “Gala Nacional de Guiné N’dadi”, segundo as mesmas informações, serão premiados homens e mulheres da cultura, do desporto e doutras áreas da produção intelectual.
 
As personalidades galardoadas receberão apenas uma taça e um certificado de mérito. O nosso jornal soube ainda que nesta primeira gala não será entregue nenhum dinheiro às personalidades distinguidas tendo em conta as dificuldades financeiras que a comissão enfrenta. Perspectiva-se contudo a atribuição de prémios em dinheiro (inclusive viaturas) às personalidades que farão parte da lista dos selecionados em 2015.
 
Numa declaração exclusiva ao semanário O Democrata, o Secretário de Estado de Juventude Cultura e Desportos, Tomás Barbosa explicou que o executivo pretende com este projecto incentivar os guineenses em diferentes domínios de actividades a trabalharem para o desenvolvimento do país.
Barbosa acrescentou que para os compatriotas na diáspora, os prémios lhes permitirão esforçar mais em elevar o bom nome da Guiné-Bissau ao nível internacional.
 
O governante contou ainda que está-se a procurar caminhos importantes para a materialização da iniciativa na data prevista – 27 de dezembro em curso, sustentando que a mesma é globalmente patrocinada pelo executivo guineese.
 
Por: Assana Sambú