A empresa internacional de auditoria KPMG publicou recentemente a edição 2014 do ranking dos 100 melhores projetos de infraestruturas a nível mundial. Dez deles estão no continente africano.
Conhecido como «Infrastructure 100», este ranking elaborado pela KPMG seleciona os melhores projetos realizados durante todo o ano, com base no seu valor económico, o impacto social e a sua criatividade. «Obras visionárias, necessárias e oportunas, é isto que procuramos reconhecer», explicam os responsáveis pela elaboração do ranking.
No que diz respeito às infraestruturas, o continente africano continua a aumentar o número de presenças . A prova disso, é que no ano 2012 havia apenas seis obras selecionadas e dois anos depois já são dez.
Dos projetos destacados pela KPMG, encontram-se infraestruturas de transporte, energia, assim como, projetos transacionais. De realçar que um terço das obras selecionadas envolvem pelo menos três países africanos, que atuaram em conjunto. As distinções ajudam a promover a visibilidade do mercado africano de construção, com obras ao nível do metro de Nova Deli, o Oleoduto que liga a Rússia à Ásia ou a linha férrea transcontinental no Brasil.
Confira aqui os dez projetos selecionados:
- Linha de caminho de ferro Mombasa-Kigali
- Projeto «Wessal Bouregreg», Marrocos
- Gasoduto Algéria-Níger-Nigéria
- Modernização do aeroporto Jomo Kenyatta, no Quénia
- Rede de alta velocidade na Nigéria
- África Austral: Corredor Norte-Sul
- Uganda: Nova ponte sobre o Nilo
- África do Sul: Projeto radioastronómico «Square Kilometre Array»
- África do Sul: Rede de Elétricos na Costa
Tomás Tim-Tim
Fonte: Aqui