segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

INFRAESTRUTURAS: DEZ PROJETOS QUE MARCARAM O ANO DE 2014 EM ÁFRICA

A empresa internacional de auditoria KPMG publicou recentemente a edição 2014 do ranking dos 100 melhores projetos de infraestruturas a nível mundial. Dez deles estão no continente africano.
 
Conhecido como «Infrastructure 100», este ranking elaborado pela KPMG seleciona os melhores projetos realizados durante todo o ano, com base no seu valor económico, o impacto social e a sua criatividade. «Obras visionárias, necessárias e oportunas, é isto que procuramos reconhecer», explicam os responsáveis pela elaboração do ranking.
 
No que diz respeito às infraestruturas, o continente africano continua a aumentar o número de presenças . A prova disso, é que no ano 2012 havia apenas seis obras selecionadas e dois anos depois já são dez. 
 
Dos projetos destacados pela KPMG, encontram-se infraestruturas de transporte, energia, assim como, projetos transacionais. De realçar que um terço das obras selecionadas envolvem pelo menos três países africanos, que atuaram em conjunto. As distinções ajudam a promover a visibilidade do mercado africano de construção, com obras ao nível do metro de Nova Deli, o Oleoduto que liga a Rússia à Ásia ou a linha férrea transcontinental no Brasil.
 
Confira aqui os dez projetos selecionados:
 -       Linha de caminho de ferro Mombasa-Kigali
-       Projeto «Wessal Bouregreg», Marrocos
-       Gasoduto Algéria-Níger-Nigéria
-       Modernização do aeroporto Jomo Kenyatta, no Quénia
-       Rede de alta velocidade na Nigéria
-       África Austral: Corredor Norte-Sul
-       Uganda: Nova ponte sobre o Nilo
-       África do Sul: Projeto radioastronómico «Square Kilometre Array»
-       África do Sul: Rede de Elétricos na Costa
 
Tomás Tim-Tim
 
Fonte: Aqui