domingo, 21 de dezembro de 2014

HIV NAS FORÇAS DE SEGURANÇA E DEFESA DA GUINÉ-BISSAU OBRIGA A REFORÇO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Sida nas forças de segurança e defesa da Guiné-Bissau obriga a reforço de prevenção e tratamento
Bissau, 21 dez (Lusa) -  Novos protocolos com os ministérios da Defesa e da Administração Interna para "reforçar a distribuição de preservativos e informação" e "aumentar o número de pessoas em tratamento anti-retroviral (ARV)" vão vigorar em 2015, disse à Lusa, Anaximandro Zylene, secretário nacional do SNLS.

Está também prevista a prestação de apoio psicossocial. Segundo dados divulgados pelas autoridades de saúde, a prevalência de Sida ronda os 3,3% na Guiné-Bissau, chegando a 5,3% na faixa etária entre 15 e 49 anos, e supera nove por cento entre elementos das forças de segurança e defesa.
Anaximandro Zylene refere que faltam estudos mais aprofundados sobre aqueles números, mas admite que "a mobilidade profissional" possa ser uma das causas.
De acordo com o responsável, as verbas destinadas a estes programas específicos de combate à Sida estão garantidas através de apoios internacionais, nomeadamente para a terapia ARV.

"Importa diminuir o caso de perdidos de vista", ou seja, pessoas que iniciam tratamento, mas que o abandonam, sem que haja qualquer seguimento da sua situação.

Os medicamentos ARV "são caros", mas Anaximandro Zylene lança um apelo às autoridades e parceiros internacionais: "temos que fazer tudo para ter mais medicação na Guiné-Bissau", dada a baixa taxa de cobertura - inferior a 30% nos adultos e a rondar 10% em crianças.

A alta prevalência de Sida entre forças de segurança e defesa levou ao financiamento de atividades específicas desde 2008.

Nos últimos cinco anos foram formados ativistas no seio das diferentes forças, os quais são responsáveis pela "sensibilização dos seus pares" acerca de comportamentos de risco e formas de tratamento, recorda o líder do SNLS.

"Pretende-se uma maior 'captura' de seropositivos, para lhes assegurar tratamento de qualidade e para continuarem a prestar serviço ao país", concluiu.

LFO // PJA

Lusa/fim