segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Cultura: GUINÉ-BISSAU TEM TRÊS NOMEADOS NO “AFRICAN ENTERTAINMENT AWARDS” – 2015

image
A cantora nacional, Karyna Gomes, a banda musical, os Tabanka Djazz e o modelo guineense, Armando Cabral foram nomeados para os “African Entertainment Awards” – 2015, a realizar-se em Outubro nos Estados Unidos da América. O African Entertainment Awards (AEA-USA), de acordo com informações apuradas, é um evento que pretende premiar e dar voz a artistas e empreendedores africanos que se destacam no mundo, bem como reforçar a comunidade artística e empresarial africana e promover, através dela, as questões da igualdade e tolerância para com o povo africano na América e sua diáspora.
 
Os guineenses Karyna Gomes e os Tabanka Djazz constam entre os nomeados nos African Entertainment Awards 2015, na categoria de melhores lusófonos, segundo informações a que O Democrata teve acesso de fonte oficial ligada à Cabo Verde Music Awards.

De acordo com dados divulgados pela organização do evento cuja votação online decorre até Outubro, através do endereço http://www.africanentertainmentawardsusa.com . Os participantes da Guiné-Bissau concorrem para os prémios de melhor voz masculina e feminina dos países africanos de língua portuguesa (PALOP). Enquanto o modelo, Armando Cabral concorre na categoria de male fashion designer – melhor designer de moda masculina.

 
O agrupamento musical Tabanka Djazz tem como concorrentes o moçambicano Stewart Sukuma, o angolano Anselmo Ralph, o grupo santomense Calema e o cabo-verdiano Nelson Freitas.
 
Já a catora Karyna Gomes faz parte da lista onde estão também a moçambicana Neyma, a cabo-verdiana Suzana Lubrano, a angolana Pérola e a santomense Bruna Lee.

 Esta categoria foi incluída no African Entertainment Awards-USA no âmbito de uma parceria com a Cabo Verde Music Award By Unitel T+ (CVMA), organização dirigida pelo músico Gilyto Semedo. Porém Armando Cabral é um modelo conhecido a nível mundial. Vai concorrer com três candidatos de peso na área.
 
Este evento internacional da cultura visa premiar quatro grandes áreas: Música; Televisão & Cinema; Empreendedorismo; Comunidade. Os AEA-USA passarão a decorrer anualmente nos Estados Unidos, em Newark/New Jersey e a primeira edição
será este ano, a 31 de Outubro.
 
Recorde-se que esta parceria surge no âmbito dos objectivos traçados pela organização dos CVMA by Unitel T+ de apoiar a internacionalização e projecção da música dos Países de Língua Oficial Portuguesa no Mundo.

 De referir que a CVMA tem já registado o evento PALOP Music Awards, para o qual estão já a decorrer as conversações com os restantes produtores dos Music Awards dos países falantes de língua portuguesa.
 
PERFIL DOS CONCORRENTES GUINEENSESimage
KARYNA GOMES
Karyna Silva Gomes Serqueira, (Karyna Gomes), nasceu em Bissau no dia 13 de Fevereiro de 1976, mas iniciou a sua carreira em São Paulo, Brasil, país onde cursava jornalismo e onde viveu durante cinco anos. Começou a cantar música Gospel no grupo Rejoincing Mass Choir em 1997, mas a sua paixão pela música vem desde tenra idade.
 
Como assessora de imprensa, Karyna Gomes trabalhou em importantes organizações, como a UNICEF e SNV, mas em 2011 decidiu deixar a comunicação e seguiu o sonho e mudou-se para Portugal. Como assessora de imprensa, Karyna trabalhou em organizações importantes como UNICEF e SNV mas em 2011 decidiu deixar a comunicação para seguir um sonho e mudou-se para Portugal onde participou em vários eventos musicais importantes e partilhou palco com nomes como Bonga e Boss Ac.
 
Em 2006 participou no festival da CPLP realizado em Bissau, e actuou ao lado de artistas como Tito Paris e outros nomes da música lusófona. Em 2007 recebe o convite para participação no grupo “Super Mama Djombo”, tendo participado na gravação do último álbum [Ar puro] da banda no mesmo ano.
 
Gravou o seu primeiro disco a solo [Mindjer] produzido por Paulo Borges e editado pela Get. Records. Uma espécie de genealogia musical, onde a cantora relembra temas tradicionais com voz e percussão, clássicos da música moderna guineense. Foi escolhida como a melhor cantora da Guiné-Bissau no ano 2014 pelo FSPCG (Fórum Social para a Promoção da Cultura Guineense).
 
image
TABANKA DJAZZ

 O grupo tabanka djaz foi formado em 1988 e gravou o seu primeiro álbum, “Tabanka”, dois anos depois. O grupo teve bastante visibilidade nos anos 90, com passagem por Angola, Moçambique, Senegal, França, Luxemburgo, Holanda, Estados Unidos e Cabo Verde.
 
O grupo editou dois outros álbuns, “Indimigo”, em 1993, e “Sperança” em 1996 com 40 mil exemplares vendidos.

 Em 2002 o grupo editou “Sintimento” (2002), mas com a morte do teclista Caló Barbosa em 2006 e o regresso à Angola do baterista Dinho Silva em 2008, a crise financeira que arrasou a indústria musical, editou a falência da produtora do grupo, o grupo remeteu-se ao silêncio durante onze anos.
 
Em 2013, o grupo Tabanka Djazz editou o novo trabalho intitulado “Depois do Silêncio”, fazendo um sucesso estrondoso.
 
Actualmente, o grupo tem quatro elementos de base: Mikas Cabral, Juvenal Cabral (baixista) Jânio Barbosa e Mimito Lopes (teclistas). Nas atuações ao vivo, juntam-se o baterista Cau Paris, o percussionista Kabum, Lars Arens no trombone, João Capinha no saxofone e Cláudio Silva no trompete.
 
image
ARMANDO CABRAL

 Armando Cabral nasceu na Guiné-Bissau, mas emigrou com a família para Portugal aos três anos de idade. Em 2001, na tentativa de ser modelo, assinou um contrato com uma agência portuguesa.
 
Em 2006 visitou Nova Iorque e assinou com o IMG. No mesmo ano mudou-se para Nova Iorque para seguir a carreira.
 
Ainda em 2006 fez Passeios de Primavera Dior Homme, Louis Vuitton, e Thierry Mugler num desfile em Paris. Na sequência disso, a COACD apresenta Cabral como um novo rosto da História. Em 2007 Cabral aparece na capa da revista francesa “Numéro Homme”, fotografado por Greg Kadel. Em 2007 fez Passeios da Primavera Calvin Klein e Dries Van Noten e exibições em Milão e Paris. No mesmo ano, apareceu no estilo T Editorial na revista “New York Times”, fotografado por Jean Baptiste Mondino.
 
Em 2008, TheImagist.com apresenta Cabral como uma estrela em ascensão na História da moda. Em 2008 passa de Imagem Pública Worldwide para Wilhelmina Models. Em 2009 representa a Lacoste em Nova York.
 
Hoje Armando Cabral, como empresário da moda, tem marca própria de sapatos com seu nome. Uma marca internacional conhecida nos quatro cantos do mundo.

 Por: Sene Camará/ Assana Sambú