Leia em Francês: Burundi : l’armée dit avoir repoussé une attaque contre deux camps militaires à Bujumbura - jeuneafrique.com
Bujumbura - Dezenas de pessoas foram mortas em ataques coordenados nesta sexta-feira contra dois acampamentos militares próximos a Bujumbura, a capital do Burundi, informaram à AFP testemunhas e uma fonte militar.
Os combates começaram durante a madrugada, quando homens "fortemente armados atacaram o acampamento Ngagara e o ISCAM" (Instituto Superior de Comandos Militares), respectivamente ao norte e ao sul de Bujumbura, informou uma fonte militar que pediu anonimato.
"Depois de mais de duas horas de confrontos, os rebeldes que atacavam o ISCAM foram expulsos e praticamente todos os agressores morreram no acampamento de Ngagara", completou o oficial.
a fonte acrescentou que há dezenas de mortos entre os agressores e do nosso lado do exército registaram-se também perdas", realçando que a situação está "totalmente" controlada.
Os combates são os mais intensos desde a tentativa frustrada de golpe de Estado de militar de 13 e 14 de Maio, motivada pelo desejo do presidente Pierre Nkurunziza de disputar o terceiro mandato.
O chefe de Estado conseguiu o seu objectivo em polémicas eleições celebradas em Julho deste ano.
De acordo com o porta-voz adjunto da presidência, Jean-Claude Karerwa, um conselho de ministros foi convocado nesta sexta-feira em carácter extraordinário para examinar a situação.
Várias embaixadas e a ONU recomendaram aos seus cidadãos e funcionários para não sair de casa. Fonte: Aqui