A Ministra da Mulher, Família e Coesão Social, Valentina Mendes, disse que a Guiné-Bissau conta actualmente com mais de 13 mil dificientes (cerca de 1% da população). A governante fez a declaração à imprensa numa mensagem alusiva a comemoração do Jornada Munndial das pessoas com deficiência que é comemorada este ano sob o lema, “Acesso e empedramento para todas as pessoas com deficiência”.
A ministra considerou na sua mensagem que a deficiência está estreitamente ligada a pobreza e revelou que mais de vinte por cento (20%) dos pobres vivem nos países menos desenvolvidos. Acrescentou neste particular, que o referido facto merece uma particular atenção por parte da sua instituição enquanto departamento governamental com responsabilidade pela definição e implementação das políticas que visam inclusão plena das mesmas em todas as dimensões da vida.
“No nosso país e no mundo em geral, as pessoas com deficiência são sempre vítimas de descriminação de várias ordens, contribuindo assim na sua difícil integração plena na sociedade” frisou.
Valentina Mendes, admitiu que as pessoas com deficiência continuam a ter dificuldades no acesso à educação, ao emprego, à saúde e demais serviços sociais de base devido as suas particularidades e sobretudo a falta de infraestruturas adequadas a diferentes tipos de deficiências. Sublinhou por outro lado, que as pessoas com deficiência deram provas de grande coragem e duma extraordenaria capacidade, contribuindo significativamente nas conquistas e no desenvolvimento do nosso país.
Esta responsável, reiterou o empenho e engajamento do governo em criar os mecanismos de apoio, visando melhorar a defesa, a proteção e condições de vida.
De referir que 3 de Dezembro foi instituída em 1992 pela organização das Nações Unidas como dia internacional das pessoas com deficiência.
Por: Rafaela Iussufi Quetá