Abuja - O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari(na foto), declarou que, decidiu solicitar a ajuda do ex-chefe de Estado Olusegun Obasanjo para servir de mediador na crise política na Guiné-Bissau, devido à sua maior experiência política e militar bem como ao seu compromisso com a unidade da Nigéria e de África.
O Presidente Buhari fez esta revelação durante uma audiência que ele concedeu sábado último ao seu homólogo da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, à margem da Cimeira do Fórum sobre a Cooperação China-África (FOCAC) em Joanesburgo, na África do Sul, declarou a Presidência nigeriana num comunicado.
"Enviei o Presidente Olusegun Obasanjo(na foto abaixo) à Guiné-Bissau, porque ele é a única pessoa em vida que dirigiu a Nigéria durante 11 anos. Trabalhei sob o seu regime. Ele tem um forte compromisso para a Nigéria e África", disse.
“É por isso que o escolhi e lhe pedi para colaborar com o Presidente senegalês, Macky Sall, com vista a estabilizar a situação da Guiné-Bissau”, declarou o Presidente Buhari.
Ao apreciar os agradecimentos do Presidente Vaz pelo apoio da Nigéria durante a crise no seu país, o Presidente Buhari disse ao seu hóspede que "o mínimo que a Nigéria podia fazer é o que foi feito para estabilizar o vosso país", garantindo que "você pode contar com o nosso apoio a qualquer momento".
O Presidente Vaz indicou que ele veio agradecer ao Presidente Buhari por tudo o que a Nigéria fez para o seu país, acrescentando que ele esteve impaciente de ter uma tal oportunidade.
"Não estou em condições de vos ajudar, mas faço oração para vocês cada dia. Considero-lhe como o meu irmão mais velho e quero partilhar a vossa experiência”, afirmou.
Ao agradecer ao Presidente nigeriano pelo envio do ex-presidente Obasanjo como enviado especial para restabelecer a paz no seu país recentemente, o Presidente guineense notou igualmente que "a Nigéria contribui para a solução para a crise e a estabilidade" do seu país. Fonte: Aqui