sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ENSINO PÚBLICO: DIRECTORES DAS ESCOLAS APELAM REGRESSO DOS ALUNOS ÀS AULAS

Bissau, 25 Nov 16 (ANG) – As Direcções  de diferentes escolas do país, apelaram hoje aos pais e encarregados de educação dos alunos, a colaborarem no sentido de mandarem os seus filhos  regressar as salas de aulas.
 
Numa auscultação feita hoje pela Agência de Notícias da Guiné (ANG), a Directora do Liceu Nacional kwame Nkrumah, Alanan Francisco Pereira, disse que a escola que dirige já reuniu todas as condições necessárias para reinício das aulas, acrescentando que os professores já estão prontos para recomeçar, mas, como  de costume, os alunos é que determinam agora o dia de iniciar as aulas.

Vamos produzir comunicados para  diferentes rádios do país, a fim de comunicar e apelar mais uma vez aos pais encarregados dos estudantes para que dignem reconduzir os seus filhos para a escola”, revelou Alanan Pereira.

De acordo com a Directora do Liceu Nacional Kwame Nkrumah cabe ao Ministério da Educação pronunciar a respeito da compensação do tempo perdido, isto é, se os alunos vão estudar dois períodos ou então vai se manter os três.

Para a Directora da Escola do Ensino Básico Unifificado, Salvador Allende, Virgínia Pereira, provavelmente  até Segunda-feira as aulas terão o seu reinício naquele estabelecimento escolar.

Segundo ela, a Direcção da escola está a terminar a limpeza nas turmas, com a finalidade dos alunos retomarem as suas turmas em melhores condições de  higiene.

De igual modo, os Presidentes do Conselho Técnico Pedagógico do Liceu Agostinho Neto, Albino da Silva e do Liceu Rui Barcelo da Cunha, também defenderam que as aulas não se reiniciaram simplesmente porque os alunos não têm comparecido nas escolas. 

Após quase dois meses de paralisação do ensino publico, a greve de professores foi suspensa quarta-feira na sequência de um acordo firmado entre os dois sindicatos dos professores e o novo Primeiro-ministro, Umaro Sissoco.  
ANG/LLA/SG