quarta-feira, 30 de novembro de 2016

INDEPENDENTISTAS SENEGALESES CHAMADOS A ACEITAR PROJETOS DE ESTADO EM SUAS ZONAS

Dakar, Senegal (PANA) Um ex-provisor do liceu Djignabo de Ziguinchor, em Casamança, no sul do Senegal, Nouha Cissé, convidou domingo último à noite em Birkamanding, aldeia próxima de várias bases dos combatentes independentistas do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (Mfdc), a aceitarem projetos do Estados do Senegal na zona das palmeiras a fim de favorecer o desenvolvimento socioeconómico das populações locais.

Nouha Cissé, também membro do grupo de busca da paz em Casamança, participava num encontro organizado pelas populações zona sobre o desenvolvimento da sua aldeia, muito afetada pelo conflito que sacode esta região meridional do Senegal desde 1982.

‘’Já não estamos no século XVII. Ninguém deseja aqui viver como os nossos antepassados de há 200 anos. Estamos no século XXI, portanto na era da comunicação e num mundo de trocas”, defendeu.

Nouha Cissé sublinhou a necessidade de uma abertura desta zona fronteiriça da Gâmbia onde estruturas socioeconómicas de base praticamente não existem devido ao conflito armado.

‘’Por que não querem que o Estado construa pistas de produção numa zona cheia de potencialidades, sabendo que, sem infraestruturas de base, vocês continuam isolados e marginalizados ?’’, interrogou-lhes Cissé.

Acrescentou que ‘’com esta recusa, vocês mantêm esta zona nesta situação de isolamento. Nem sequer a linha telefónica está conetada à rede de um país vizinho. Dêem prova de abertura a fim de permitirem a esta rica localidade desenvolver-se”.

“Já não podemos fazer como antes. A zona das palmeiras é uma zona desfavorecida e de pobreza. Mobilizem-se pela paz em  Casamança’’, aconselhou.

De facto, Robert Sagna e o seu grupo consideram que já não se pode construir a paz em Casamança excluindo as populações das aldeias de que são oriundos, maioritariamente, os combatentes do Mfdc, assinala-se.

Nos últimos tempos, este tipo de encontros se tornou frequente em Casamança e objetivo é sempre levar as populações a participarem no processo de paz em curso, nota-se.