quinta-feira, 24 de novembro de 2016

GUINÉ-BISSAU PROMOVE FEIRA AGRÍCOLA E RECORDA HISTÓRIA DA ESCRAVATURA

Cacheu, cerca de 100 quilómetros a norte de Bissau, vai acolher na sexta-feira e sábado uma feira agrícola e recordar a história da escravatura, numa iniciativa apoiada pela União Europeia e cujo programa foi hoje divulgado.

O título do certame, em crioulo, pretende ilustrar a importância da agricultura: "produto di no tchon i firkidja di no bida", ou seja, os produtos da terra são os alicerces da nossa vida.

A feira arranca na sexta-feira com animação de dois grupos de teatro sobre alimentação saudável.

Num país em que a maioria da população não sabe ler nem escrever, as artes cénicas servem como forma de sensibilização para uma alimentação saudável e controlo nutricional das crianças e mulheres grávidas com produtos locais.

No sábado, a partir das 10:30, inicia-se uma sessão de degustação dos diferentes produtos transformados localmente, produzidos pelas organizações convidadas da feira.


A iniciativa é coordenada pela federação de agricultores KAFO, pela organização não-governamental Essor e tem financiamento da União Europeia.

Paralelamente terá lugar a quinta edição do Festival Cultural de Cacheu, do qual se destaca uma conferência sobre história da escravatura e tráfico negreiro, a origem da Tina (género musical guineense) e a importância do pano de pente (tecido tradicional).

A conferência dará uma atenção particular às potencialidades de Cacheu como ponto de turismo histórico e cultural e também vai debater qual a melhor estratégia de integração da temática da escravatura no currículo escolar na Guiné-Bissau.

Durante o festival, haverá ainda uma visita às obras em construção dos blocos B e C do Memorial da Escravatura e do Tráfico.

O edifício central foi inaugurado a 08 de julho e inclui um pavilhão multiusos, salas de formação, residência para investigadores e um museu que preserva alguns artefactos que marcavam o dia-a-dia dos escravos.

O programa desta sexta-feira e sábado e Cacheu inclui também música ao vivo, teatro e projeção de um filme sobre as edições anteriores do festival de Cacheu.

MB/LFO // APN