terça-feira, 29 de novembro de 2016

FUTEBOL: PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO GARANTE UM CAMPEONATO NACIONAL SEM INTERRUPÇÃO

Bissau,29 Nov 16 (ANG) - O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Manuel Irénio Nascimento Lopes (Manelinho) garantiu, no último  fim-de-semana, que o campeonato nacional da primeira e segunda divisão vão chegar ao fim, sem qualquer interrupcao,contrariamente ao ocorrida  na época passada.

Falando no arranque do campeonato da primeira divisão da época desportiva 2016/2017 no Estádio Lino Correia, Manuel Irénio Nascimento Lopes disse que mesmo que “faça pacto com o diabo”, as provas nacionais vão conhecer um final feliz.

Manelinho esclareceu ainda que as premiações para os eventuais vencedores das provas nacionais da presente época não são da responsabilidade da instituição federativa mas sim do executivo à quem, desde já, pede  colaboração nesse sentido.

Em relação à Selecção Nacional de futebol, o lider a Federação, disse que compete ao Governo, cobrir todas as deslocações das selecções ao exterior e não da Federação de Futebol, como alguns querem fazer entender.

O presidente  da federação de futebol de Guine Bissau disse ainda que independentemente da crise politica, o futebol nacional tem que seguir o seu caminho,” porque  o futebol não tem nada a ver com a política”.

O campeonato nacional de futebol foi interrompida no ano passado apos varias jornadas disputadas. Aqueles que julgaram tratar-se de uma paragem temporaria desiludiram quando se verificou que já não havia mas condicoes para a conclusao do campeonato.

Essa inerrupcao de que a Fderacao Nacional de Futebol fora responsabilizada foi contestada por alguns clubes que se queixaram de não terem sido consultados.

A cara das contestacoes foi o presidente do Sporting Clube da Guiné-Bissau, Hussein Farah, que acabou mesmo por se demitir das suas funções.

ANG/ÂC

Leia também: 1ª Liga de Futebol

FC de Canchungo lidera a prova com dois golos de vantagem sobre UDIB

Bissau, 29 Nov 16 (ANG) – O FC de Canchungo recebeu e derrotou por 4-2, no ultimo fim-de semana, a equipa de Bambadinca, numa partida, que marca a reabertura de mais uma prova de campeonato nacional da 1º divisão em futebol.

Os golos de Canchungo, foram apontados por intermédio de Noé Soares Cassama, Abrão Afonso Pereira e Sadam Intambu, enquanto do lado adversária marcaram Duda Mane e Ilari Cóli.

As restantes partidas ditaram os seguintes resultados: a UDIB bateu os visitantes de Cuntum por 2-1, enquanto que a equipa do Cantanhez sofreu a primeira derrota em casa por 1-0 frente ao FC de Pelundo.

Na mesma ocasião, o Nuno Tristão de Bula derrotou o FC de Portos de Bissau, por 1-0.e a Mavegro venceu em casa a Equipa de São Domingo por 1-0.

Os dois jogos para concluir a 1º Jornada, nomeadamente Sporting de Bafatá/Benfica e Sporting de Bissau/Balantas de Mansoa ficaram adiados devido ao facto do grosso dos seus jogadores estarem a representar o pais no torneio da UEMOA que decorre no Togo.

Na segunda jornada da prova, o Benfica recebe em casa o FC de Cuntum, enquanto o Portos de Bissau joga em casa com a UDIB.

 A turma de Bula visita os Balantas de Mansoa e o Bambadinca mede forcas com o Sporting.

Para fechar a jornada disputam-se  as partidas: São Domingos/Canchungo, Mavegro/Pelundo e Bafata/FC Cantanhes. 

ANG/LLA/JAM/SG