sexta-feira, 18 de novembro de 2016

GUINÉ-BISSAU CELEBRA DIA AFRICANO DA ESTATÍSTICA

Radio Sol Mansi, 18 Nov 2016 - O representante do director-geral do Instituto Nacional de Estatísticas afirmou esta sexta-feira que para formulação de políticas públicas são necessários estatísticas oficiais de qualidade para avaliar programas.

Braima Manafa que falava no acto da comemoração do dia africano da estatística 18 de Novembro disse igualmente que esta data é celebrada para a sensibilização o público para o papel importante que desempenha as estatísticas oficiais em todos os aspectos da vida social e de desenvolvimento económico em África.


“ Para a formulação das políticas públicas são necessários estatísticas oficiais de qualidade para acompanhar e avaliar políticas e programas destinados a satisfação e do bem-estar da população a todos os níveis”, diz.

Por outro lado, o responsável disse que a sua instituição tem respeitado as normas da UEMOA no que toca as contas produzidas, adiantando que “ é toda nossa satisfação sabendo que as contas produzidas respeitam a normas e procedimentos estabelecidos pela UEMOA pelo que comprometeremos a enveredar por essa via. Este importante progresso alcançado veio permitir uma aproximação de nível de produções estatísticas da Guiné-Bissau a dos outros estados da UEMOA reforçando a legitimidade do exercício de vigilância no seio da união”, concluiu.

Durante a comemoração, foi apresentado as contas definitivas de 2014 e provisorias de 2015.

Por: Nautaran Marcos Có