Braima Manafa que falava no acto da comemoração do dia africano da estatística 18 de Novembro disse igualmente que esta data é celebrada para a sensibilização o público para o papel importante que desempenha as estatísticas oficiais em todos os aspectos da vida social e de desenvolvimento económico em África.
“ Para a formulação das políticas públicas são necessários estatísticas oficiais de qualidade para acompanhar e avaliar políticas e programas destinados a satisfação e do bem-estar da população a todos os níveis”, diz.
Por outro lado, o responsável disse que a sua instituição tem respeitado as normas da UEMOA no que toca as contas produzidas, adiantando que “ é toda nossa satisfação sabendo que as contas produzidas respeitam a normas e procedimentos estabelecidos pela UEMOA pelo que comprometeremos a enveredar por essa via. Este importante progresso alcançado veio permitir uma aproximação de nível de produções estatísticas da Guiné-Bissau a dos outros estados da UEMOA reforçando a legitimidade do exercício de vigilância no seio da união”, concluiu.
Durante a comemoração, foi apresentado as contas definitivas de 2014 e provisorias de 2015.
Por: Nautaran Marcos Có