quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ESCOLAS PÚBLICAS SEM ALUNOS

Virus DSP e companhia Lda, está afugentar os alunos das escolas públicas.

Os directores das principais escolas públicas e os professores afirmam hoje que duas semanas após os sindicatos terem levantados as paralisações, são os próprios alunos que se recusaram a ir escolas.

" Os professores estão aqui para dar aulas, mas não há alunos. Lançamos vários apelos aos alunos, mas sem sucesso", disseram à Rádio Jovem os directores.

Com promessas em papel assinado, o novo chefe do Governo comprometeu-se em pagar todas as dívidas de salários e subsídios em atraso, e ainda pôr em prática o estatuto de carreira docente o mais breve possível.

Quanto aos salários e subsídios em atraso, Umaro Sissoco Embaló prometeu começar os pagamentos de imediato. Até ao primeiro trimestre de 2017, todas as dívidas com os professores serão pagas, são estas as promessas do Primeiro-ministro.

Os documentos para aplicação do estatuto da carreira docente serão finalizados dentro de 15 dias e, logo que o Governo esteja formado, serão submetidos ao Conselho de Ministros para a sua aprovação e entrada em vigor.

Os sindicatos gostaram do que ouviram, e de pronto anunciaram o levantamento da greve, mas deixaram um aviso: Caso as promessas não forem cumpridas na íntegra, voltam a paralisar as aulas, e desta vez por tempo indeterminado.

Por: Alison Cabral
Fonte: Jornalista guineense, Braima Daramé, via facebook