terça-feira, 10 de janeiro de 2017

CONDECORAÇÃO: PRESIDENTE SASSOU NGUESSO CONDECORADO COM “MEDALHA AMÍLCAR CABRAL”

Bissau,10 Jan 17 (ANG) – O Chefe de Estado guineense distinguiu segunda-feira o Presidente da República de Congo Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, com a "Medalha Amílcar Cabral" , como expressão de um justo reconhecimento do povo e do Estado da Guiné-Bissau. 
 
José Mário Vaz sustentou que a condecoração se deve ao empenho pessoal demonstrado no apoio aos  esforços das autoridades guineenses e no aprofundamento das relações de amizade e na edificação de novos quadros de cooperação sul-sul entre a Guiné-Bissau e Congo Brazzaville. 

Acrescentou  que a solidariedade, a enorme experiência e o alto prestígio internacional do Chefe de Estado do Congo constituíem recursos permanentes postos à disposição da Guiné-Bissau e das suas autoridades, perante a necessidade de conjugação de esforços e concertação de posições, quer no quadro da União a Africana quer no quadro das Nações Unidas, 

O Presidente da República disse  ainda que é uma forma de tornar público o testemunho de um apreço da Nação Guineense pela contribuição do Presidente da República do Congo para a  exaltação e materialização dos valores promovidos pelo saudoso e imortal líder, Amílcar Cabral.

ANG/LPG/ÂC/SG

Leia também: Condecoração Governador do BCEAO agraciado com Medalha  de *Ordem de Mérito*
Bissau, 10 Jan 17 (ANG) – O Presidente da República da Guiné-Bissau condecorou segunda-feira o Governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) Tiémoko Meyliet Kone com a “Medalha de Ordem Nacional de Mérito de Cooperação e Desenvolvimento” em reconhecimento do  cumprimento exemplar da sua missão.

A decisão de José Mário Vaz foi tornada pública através do Decreto Presidencial Nº 1 / 2017, no qual justificou o acto com a *contribuição  para a excelência das relações entre a instituição financeira da sub-região e a Guiné-Bissau.

Disse que Tiémoko Kone tem marcado, de forma decisiva, a relação de cooperação entre a instituição e o país, com o desenvolvimento de um conjunto de esforços que resultaram em apoios relevantes para o avança do país.

No documento, o Presidente da República destaca ainda o bom ambiente de trabalho desenvolvido com as autoridades nacionais, o reforço de apoios, e bem como a formação do pessoal para a administração pública.

Tiémoko Kone agradeceu o gesto do Presidente da República da Guiné-Bissau pelo reconhecimento e destacou que a condecoração  tem a ver com o que fez desde 2011, em parceria com as autoridades nacionais enquanto Governador do Banco Central dos Estados da Africa Ocidental.

A cerimónia terminou com um jantar de confraternização, oferecido pelo Chefe de Estado Guineense.  

ANG/LPG/ÂC/SG