sábado, 31 de maio de 2014

GUINÉ-BISSAU: PARTIDO MAIORITÁRIO PROPÕE CIPRIANO CASSAMÁ PARA PRESIDIR AO PARLAMENTO DE BISSAU

Bissau - O Comité Central do PAIGC elegeu neste sábado Cipriano Cassamá(na foto) como candidato do partido à presidência da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau, disse fonte daquela força política.

Engenheiro agrónomo formado na Argélia e França, deputado ao parlamento desde 1994 (data das primeiras eleições pluralistas no país), Cipriano Cassamá é estudante da Faculdade de Direito de Bissau e obteve 228 votos contra 97 no empresário Braima Camará, outro candidato na corrida.

A reunião do Comité Central (órgão máximo entre Congressos) do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que elegeu Cassamá começou às 14H00 locais de sexta-feira e terminou às 07H00 de sábado.

Entre os 351 membros que compõem o Comité Central do PAIGC, houve uma abstenção e um voto nulo, tendo 24 elementos faltado à reunião.

 Além de Cipriano Cassamá e Briama Camará, estava também na corrida para a presidência da ANP o dirigente Augusto Olivais, mas que antes da votação retirou a candidatura.

Ao reconhecer a derrota, Braima Camará - que tinha concorrido à liderança do partido, tendo perdido a favor do actual líder e futuro primeiro-ministro do país, Domingos Simões Pereira - afirmou que vai defender os ideais do PAIGC no parlamento.

Antigo ministro da Agricultura, do Turismo e mais tarde do Interior, Cipriano Cassamá terá de se submeter ainda aos votos dos deputados na primeira reunião da ANP, a 13 de Junho, órgão em que o PAIGC tem maioria absoluta.

O partido venceu as eleições legislativas de 13 de Abril com maioria absoluta e vai ocupar 55 dos 102 lugares da ANP.

As eleições legislativas (assim como as presidenciais que a 18 de Maio deram a vitória a José Mário Vaz) foram os primeiros actos eleitorais após o golpe de Estado de Abril de 2012 e que vão permitir o regresso à norma constitucional. Fonte: Aqui