quinta-feira, 29 de maio de 2014

MOÇAMBIQUE: NOVOS CONFRONTOS NA GORONGOSA FEREM SETE MILITARES


Para quando uma tomada de posição dos gangsters da CPLP?

Se isto tivesse acontecido na Guiné-Bissau, seria motivo para uma reunião de emergência dos gangsters da CPLP e declarações nojentas durante  semanas ou meses. Que vergonha!

Confrontos entre forças do Governo e homens armados ligados à Renamo, maior partido de oposição em Moçambique, feriram sete homens do Exército na Gorongosa, província de Sofala, disseram à Lusa fontes militares e locais.
Habitantes desta província, no centro do país, relataram à Lusa que os confrontos provocaram mortos entre os elementos do Exército, mas fonte militar não confirmou estas baixas.
Os militares, segundo os habitantes ouvidos pela Lusa, seguirem o trilho usado pela Brigada de Recenseamento - que inscreveu, a 08 de maio, o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama -, alegadamente para desativar uma base do movimento em Nhadue (Casa Banana) a norte de Gorongosa, quando foram parados por tiros dos homens armados que controlam a região.
"Foi um ataque relâmpago, quando as Forças de Defesa e Segurança (FDS) faziam patrulhas de rotina entre a vila de Gorongosa e Casa Banana", disse à Lusa um militar por telefone, não confirmando que o Exército procurava a base da Renamo.
Uma segunda unidade partiu em reforço dos homens do Exército emboscados junto da localidade de Mucodza, a dez quilómetros de Gorongosa, e também foi recebida com tiros.
"Há uma movimentação anormal de militares", descreveu à Lusa um jornalista local.
Ouvido pela Lusa, o porta-voz da Renamo, António Muchanga, confirmou a existência de confrontos, mas não forneceu detalhes.
O Ministério da Defesa não prestou ainda informações. Fonte: Aqui