Díli, 23 mai (Lusa) - O chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, anunciou hoje que a cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se vai realizar no dia 23 de julho, em Díli.
"No dia 23 de julho é a cimeira de chefes de Estado e de Governo", afirmou à agência Lusa José Luís Guterres, à margem de uma conferência de imprensa sobre a celebração do Dia de África, no domingo.
As autoridades timorenses tinham já anunciado que a cimeira se deveria realizar entre 20 e 26 de julho.
Na cimeira de Díli, que poderá ficar marcada pela adesão da Guiné Equatorial, Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da organização.
Questionado pela Lusa sobre os chefes de Estado e de Governo que vão estar presentes no encontro, José Luís Guterres afirmou que ainda não tinha confirmações.
Guterres recordou que o primeiro-ministro Xanana Gusmão realiza no mês de junho visitas a vários países da CPLP, designadamente à Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
"Queremos que o maior número possível de chefes de Estado e de Governo participem na cimeira", disse.
O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, confirmou em fevereiro, durante uma visita do seu homólogo timorense, que estará presente na cimeira da CPLP em Díli.
MSE // JPS