quarta-feira, 28 de maio de 2014

ÓBITO: MORREU POETISA E MILITANTE NORTE-AMERICANA MAYA ANGELOU


Morreu poetisa e militante norte-americana Maya Angelou
Washington, 28 mai (Lusa) - A poetisa norte-americana e militante dos direitos cívicos Maya Angelou morreu aos 86 anos, anunciaram hoje os 'media' dos Estados Unidos.

Autora da famosa autobiografia "I Know Why the Caged Bird Sings" ("Sei porque canta o pássaro na gaiola", em tradução livre), publicada em 1969, no culminar do processo de luta contra a segregação racial nos Estados Unidos, Angelou destacou-se nas artes e nas letras, sendo considerada uma das principais intelectuais afro-americanas.
Além de escritora, foi bailarina, autora de peças de teatro, atriz e a primeira realizadora negra de cinema de Hollywood.

Em português publicou "Carta à Minha Filha", livro de pequenas histórias, mas também de poesia e de memórias, dedicado a uma filha que nunca teve, traça o percurso de vida da escritora.

Poeta, escritora, dramaturga e atriz, Maya Angelou foi também uma figura de primeiro plano na luta pelos direitos cívicos da população negra nos Estados Unidos,  próxima do escritor James Baldwin e do Prémio Nobel da Paz Martin Luther King, assassinado em 1968.

Em 2011, o presidente norte-americano Barack Obama atribuiu a Maya Angelou a Medalha Presidencial da Liberdade.

EJ // APN