quarta-feira, 28 de maio de 2014

SENEGAL AJUDA A PREPARAR A TOMADA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU


Bissau, - O Senegal vai dar apoio logístico à posse do novo presidente da Guiné-Bissau, disse à imprensa José Mário Vaz, eleito em 18 de Maio como novo chefe de Estado guineense.

Mário Vaz visitou o Senegal, país vizinho a norte, na terça-feira vai se deslocar para o outro país fronteiriço, a leste e sul, a Guiné-Conakry. 

 O Presidente eleito da Guiné-Bissau referiu que o presidente senegalês, Macky Sall, vai estar presente nas cerimónias da sua posse, em data ainda por marcar.

"Macky Sall é um irmão, não podia estar ausente no momento da tomada de posse das novas autoridades da Guiné-Bissau. Ele também está disponível para nos apoiar em tudo o que seja a logística" da cerimónia, afirmou José Mário Vaz.

Sobre a visita de cerca de quatro horas ao Senegal, o presidente eleito da Guiné-Bissau explicou que visou "aprofundar as relações" entre os dois países e "esclarecer o que foi dito durante a campanha" eleitoral.

Nesse período, alguma imprensa senegalesa avançou que a chegada ao poder do novo presidente guineense era motivo de preocupação para o presidente do Senegal, devido a alegadas ligações de Vaz com os separatistas do Movimento das Forças Democráticas da Casamança (MFDC).

A informação foi desmentida pela presidência do Senegal que considera Mário Vaz "um amigo e irmão" de Macky Sall.

 "Fomos muitíssimo bem recebidos pelo presidente Macky Sall e julgamos que vai haver uma oportunidade única para os dois países aprofundarem as relações bilaterais", precisou José Mário Vaz.

O chefe de Estado guineense eleito disse que não conhecia pessoalmente o presidente do Senegal, mas sentiu "uma abertura total" para acompanhar a Guiné-Bissau.

Depois do Senegal e da Guiné-Conakry, José Mário Vaz visitará a Gâmbia (país a cerca de 80 quilómetros para norte) na quinta-feira para se apresentar aos seus homólogos e criar "um clima de entendimento e de boa vizinhança" com os três países. Fonte: Aqui