quarta-feira, 21 de maio de 2014

PELO MENOS 30 MORTOS NO NORTE DA NIGÉRIA EM ATAQUE ATRIBUÍDO AO BOKO HARAM


STRINGER/EPA
Lagos, 21 mai (Lusa) – Pelo menos 30 pessoas morreram hoje no norte da Nigéria num ataque atribuído à seita radical islâmica Boko Haram, segundo meios locais citados pela agência EFE.
O ataque, na localidade de Shawa, ocorreu um dia depois de um atentado com duas viaturas armadilhadas ter feito pelo menos 118 mortos na cidade de Jos, no centro do país.
Testemunhas citadas pelo jornal nigeriano 'Leadership' relataram que um grupo de homens armados atacou Shawa durante a madrugada e, durante várias horas, matou habitantes, saqueou e incendiou casas.
“Cerca das 04:00 locais (mesma hora em Lisboa) começámos a ouvir o ruído dos veículos e, logo após, o som de disparos”, contou Musa Yakubu, um residente da aldeia que conseguiu fugir durante o ataque.
Muhammed Gava, um porta-voz do Grupo de Vigilância Nigeriana, uma organização não-governamental, confirmou ao jornal que pelo menos 30 pessoas morreram no ataque.
Embora não tenha sido reivindicado, as autoridades suspeitam que o ataque tenha sido perpetrado pelo Boko Haram.
Shawa fica no estado de Borno, perto de Chibok, onde a 14 de abril a seita radical atacou uma escola e raptou mais de 200 raparigas que mantém sequestradas.
O grupo fundamentalista, que pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria, está ativo no país desde 2009 e é considerado responsável pela morte de mais de 3.000 pessoas.