sexta-feira, 23 de maio de 2014

MOÇAMBIQUE: MULHER MATA POTENCIAL RIVAL COM ALMOFARIZ


Uma cidadã de 35 anos, cuja identidade não nos foi revelada pelas autoridades policiais, está a contas com a Polícia da República de Moçambique no distrito de Chibuto, província de Gaza, acusada de assassinar uma outra mulher, de nome de Lídia Johane Macamo, de 27 anos.
O crime aconteceu no posto administrativo de Changanine. Segundo as autoridades policiais, o que esteve na origem da tragédia foram ciúmes. A Polícia não deu mais detalhes. O porta-voz do comando provincial da Polícia da República de Moçambique em Gaza, Jeremias Langa, fala de “contradições sociais”. 
A Polícia reporta ainda um outro caso de assassinato, em que um homem matou outro, tendo depois tentado queimar o corpo.
Jeremias Langa disse que o caso ocorreu no bairro “1” do posto administrativo de Malehice. O homem, de 37 anos de idade, que agora está preso, desferiu golpes mortais com uma catana num outro cidadão, de nome Moisés Marcelino Chongo, de 25 anos de idade.
Segundo a fonte, para apagar os vestígios do crime, o indiciado levou o corpo do malogrado para o interior da sua própria casa e, posteriormente, ateou fogo com gasolina, para dar a entender que a vítima teria morrido carbonizada.
A fonte disse que, tendo havido a intervenção urgente dos vizinhos da vítima para debelar o fogo, descobriu-se que o homem não morreu por causa do incêndio.
O indivíduo que agora está preso é indiciado de dois crimes, nomeadamente o de homicídio voluntário qualificado e de fogo posto.
Entretanto, a Organização Internacional de Migrações procedeu, na passada quarta-feira, à entrega oficial às autoridades moçambicanas de duas unidades policiais para atendimento de casos de violência doméstica, sobretudo contra mulheres e crianças.
Trata-se do posto policial de Chihaquelane, no distrito do Chókwè, e da unidade de “Marien Ngouabi”, zona de expansão da cidade de Xai-Xai, ambos construídos no âmbito do atendimento aos deslocados das cheias de 2013. Fonte: Aqui