sexta-feira, 30 de maio de 2014

GUINÉ-CONACRI: VACINA ORAL CONTRA A CÓLERA MOSTRA-SE ALTAMENTE EFICAZ CONTRA SURTO NO PAÍS


Uma vacina oral mostrou-se eficaz no combate à cólera em 86% dos casos, durante uma epidemia na Guiné, segundo um relatório publicado quarta- feira na revista New England Journal of Medicine (NEJM), retomado pela LUSA.

O estudo, conduzido pelo centro de pesquisas dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) e pelo Ministério da Saúde da Guiné, é o primeiro a mostrar que a vacina oral contra a cólera oferece uma rápida protecção e poderá ser uma ajuda para controlar futuros surtos.

"Por nunca termos documentado a eficácia desta nova vacina em condições epidémicas reais, não tínhamos informações suficientes para compreender o potencial desta vacina como ferramenta de controlo em surtos de cólera", disse Francisco Luquero, investigador principal do estudo.
O responsável explicitou que se sabe agora que "a vacina oferece uma protecção de elevado nível em situações de surto e que, para além de outras medidas preventivas e de controlo, este método pode e deve ser administrado quando nos deparamos com uma situação de surto".

A vacina, de nome Sanchol, está armazenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso em emergências e foi considerada - das duas vacinas pré-qualificadas pela organização - o método mais adequado para os países em desenvolvimento, por ser mais acessível, mais fácil de produzir, de transportar e de manter em depósito. Leia mais

Leia também: Cientistas anunciam composto que combate coronavírus como o da MERS