segunda-feira, 19 de maio de 2014

GUINÉ-BISSAU: ELEITORES AGUARDAM COM EXPECTATIVA O ANÚNCIO DOS RESULTADOS


Bissau – Os cidadãos guineenses continuam a aguardar, com muitas expectativas, o anúncio dos resultados da segunda volta das eleições Presidenciais entre José Mário Vaz (JOMAV), Candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e o candidato independente Nuno Nabiam.

Nestas eleições, que tiveram lugar a 18 de Maio, muitos observadores contactados pela PNN consideraram ordeira a forma como o processo desta segunda volta decorreu, de forma livre e transparente.

As fontes da PNN tiveram como suporte a abertura e o fecho das urnas em várias Assembleias de Voto, que decorreram às horas previstas, sem grandes incidentes salvo o caso das agressões a mais de uma dezena de militantes do PAIGC na região de Bafatá, por elementos das Forças Armadas.

A este propósito, Joaquim Chissano, Chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Africana, disse que se deve esperar pois o assunto já se encontra sob investigação, tendo sublinhado que, após estas eleições, a comunidade internacional vai dar o seu apoio ao povo da Guiné-Bissau.

A mesma opinião que defende ajuda à Guiné-Bissau foi referida por Leonardo Simão, Chefe da Missão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo dito que a comunidade internacional vai analisar a possibilidade de levantar as sanções impostas ao país.

Para José Ramos-Horta, Representante do Secretário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o espancamento dos militantes do PAIGC em Bafatá não pode pôr em causa o processo eleitoral já na sua fase final. Fonte: Aqui