segunda-feira, 16 de junho de 2014

PELO MENOS 48 PESSOAS MORREM NO ATAQUE A UMA CIDADE COSTEIRA DO QUÉNIA


Des soldats kenyans, le 10 juin 2014 à Mombasa. , L'attaque dimanche soir d'une station balnéaire de la côte ouest du  Kenya a fait au moins 48 morts. Selon le porte-parole de
Mombasa - Pelo menos 48 pessoas foram mortas domingo à noite no ataque à localidade costeira de Mpeketoni, no leste do Quénia, realizado por cerca de 50 assaltantes suspeitados de pertencer aos shebab somalis, anunciou nesta segunda-feira a Cruz-Vermelha.

"O balanço subiu para 48 mortos", indicou a Cruz-Vermelha na sua conta do Twitter, revisando em alta o balanço anterior de 34 mortos.

Segundo um agente da polícia no local que pediu anonimato, este balanço pode ainda subir porque "a busca de outros corpos continua em curso", após o ataque lançado domingo à noite e que prosseguiu durante a madrugada.

Esta operação, que não foi reivindicada de imediato, é a mais mortífera e “espectacular” após o ataque ao centro comercial Westgate de Nairobi em Setembro de 2013, reivindicado pelos shebab e que havia causado pelo menos 67 mortes.
Cerca de 50 de homens atacaram domingo à noite a localidade de Mpeketoni, a cerca de 50 km da fronteira somali e 30 km da cidade turística e histórica de Lamu, classificada de património mundial pela Unesco.
             
Os disparos prosseguiram até a madrugada mas a calma regressou segunda-feira de manhã, segundo responsáveis locais.
"Havia cerca de 50 assaltantes altamente armados em três veículos. Eles traziam a bandeira dos shebab e falavam na língua somali. Gritavam +Allah ô Akbar+ (Deus é grande)", declarou o perfeito adjunto do departamento, Benson Maisori.
Vários edifícios, incluindo hotéis, restaurantes, bancos e administrações, foram destruídos por fogo. A Cruz-Vermelha indicou que vai proceder a "uma contagem do número de casas, veículos, hotéis e restaurantes incendiados".

O Quénia foi o palco de uma série de ataques desde que o seu exército entrou na Somália em Outubro de 2011 para combater os shebab, após várias incursões dos islamitas no seu solo.
  
Os atentados, que visaram principalmente autocarros e um super-mercado, multiplicaram-se desde Março.
            
O ataque a Mpeketoni eleva para pelo menos 76 o número de pessoas mortas desde o início do ano no Quénia em atentados atribuídos aos shebab e seus simpatizantes. Fonte: Aqui