Opera Mundi, São Paulo
Congressista norte-americano afirmou que Netanyahu quer combinar estratégia de defesa com Estados Unidos e evitar que caso vá à Corte Penal Internacional
O primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu a políticos dos Estados Unidos que ajudem Israel a se defender das acusações de que o país teria cometido crimes de guerra durante a operação Margem Protetora na Faixa de Gaza. A informação foi revelada pelo congressista norte-americano Steve Israel em entrevista ao jornal New York Post.
“O primeiro ministro nos pediu que trabalhássemos juntos para garantir que essa estratégia de ir à Corte Penal Internacional não tenha sucesso”, disse o político do partido Democrata ao jornal norte-americano. O congressista fez parte de um grupo de deputados dos EUA que se encontrou com Netanyahu em Israel nesta quarta-feira (06/08).
Líderes palestinos tiveram uma reunião com representantes da Corte Penal Internacional nesta semana em Haia, sede do organismo internacional na Holanda, para fazer um pedido formal para participar do tribunal internacional. “Tudo o que aconteceu nos últimos 28 dias são evidências claras de crimes de guerra cometidos por Israel”, afirmou o Ministro de Assuntos Exteriores da Palestina, Riyad al-Malki, depois do encontro.
“Nós não temos dificuldade para demonstrar ou construir um caso. As evidências estão lá para as pessoas verem e coletarem. Israel claramente violou o direito internacional”, acusou. Leia mais