Fonte: gbissau.com
O Inspector-Geral do Ministério da Educação Nacional afirmou no dia 12 do mês em curso, que as provas globais que se iniciaram desde segunda-feira, para os alunos do ensino secundário, estão a decorrer num bom ritmo, embora tenha reconhecido a fraca presença dos alunos nas salas de aulas.
Domingos Sanca fez estas declarações no final de uma visita que efectuou a algumas escolas públicas em Bissau, na qual explicou que a visita visava constar in loco a presença dos educandos nas salas de aulas e como estão a decorrer os exames globais.
“Se eu tivesse deslocado às regiões do interior do país estaria em boas condições de fazer uma comparação geral das provas globais a nível nacional mas, infelizmente, visitamos apenas os liceus de Háfia que representa a Região de Biombo”, indicou Domingos Sanca.
Este responsável manifestou a sua insatisfação, pelo facto de ter verificado desistência de alunos, ao ponto de certas escolas juntarem alunos de três turmas numa sala para equilibrar o número de educandos.
Segundo Sanca, foram identificados durante a visita problemas tais como a falta de carteiras, o que leva os alunos a sentarem-se três numa só, tendo lembrado que a situação verifica-se mais com os alunos do curso complementar.
Questionado se a visita vai continuar nas regiões, Domingos Sanca disse que vão-se providenciar meios e medidas para que a visita continue a nível das regiões.
Por sua vez, o sub-director da Escola Justado Vieira, António Pedro, revelou que o estado psicológico dos alunos revela um cansaço excessivo, porque não estão habituados a este ritmo de funcionamento das aulas, mas infelizmente foram forçados a o fazer.
GBissau | Seco Baldé Vieira