Em declarações exclusivas à ANG, o Presidente do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF),Laureano Pereira da Costa afirmou que já foram reunidas todas as condições técnicas para o arranque do ano lectivo 2014/2015, já no próximo dia 20 do mês em curso.
Pereira da Costa acrescentou que neste momento estão a ser distribuídos os horários aos professores, a serem feitas a legalização das matrículas de alguns alunos que ainda não a fizeram para que os docentes possam retomar os seus postos de serviços.
“Apesar de todas essas condições criadas para o arranque das aulas, há infraestruturas escolares que não poderão iniciar nesse mesmo dia tendo em conta o estado de degradação em que se encontram.
Aquele dirigente Sindical acrescentou que essas escolas só poderão iniciar o ano lectivo 2014/2015 provavelmente no final de Novembro.
Perguntado sobre a recente reivindicação dos sindicatos dos professores em qual os docentes declararam que só vão para a sala de aulas se os salários em atraso dos professores contratados e doentes forem regularizados, Laureano Pereira da Costa respondeu que, no encontro que mantiveram com o novo executivo, este mostrou-se interessado em satisfazer a referida reivindicação.
Pereira da Costa adiantou que o Governo tomou o engajamento de pagar os salários em atraso dos 64 professores doentes e 61 docentes proveniente da região de Oio.
E disse que os restantes professores cujas categorias não foram mencionadas, também serão incluídos neste processo de pagamento.
ANG/PFC/SG