Fonte: odemocratagb.com
A Ministra da Educação e Ensino Superior, Maria Odete Semedo disse que “não existe no mundo um país desenvolvido sem um ensino de superior sólido”. A governante falava hoje, num ateliê de formação em género para os professores universitários que decorre até no dia 11 de Outubro.
Odete Semedo sustentou ainda que na visão da Rede da África Ocidental e Central de Pesquisa na Educação (ROCARE “sigla em francês”), o desenvolvimento da educação em África é um processo que deve enraizar-se no conhecimento sólido do ambiente dos atores e dos sistemas educativos acumulados e desenvolvidos a partir de uma “expertise” africana, com vista a “dar uma cara africana à pesquisa educativa em África”.
A titular da pasta de Educação afirmou ainda que a formação dos professores universitários no domínio do género, incorporando as relações do género, pode determinar o bem-estar das comunidades, com base em pesquisas aprofundadas.
A ROCARE não falhou na sua missão, insistiu Odete, sublinhando que a abordagem do género ao nível do ensino superior é um dos principais motores de desenvolvimento do país.
Por: Aguinaldo Ampa