sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

GUINÉ-BISSAU:EMBAIXADOR DE PORTUGAL ANUNCIA RETOMADA DA COOPERAÇÃO

Bissau, - O embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, António Leão Rocha, entregou nesta sexta-feira as cartas credenciais ao Presidente guineense, José Mário Vaz, e anunciou a retomada de todos os projectos de cooperação interrompidos com o golpe militar de 2012.
 
A cerimónia realizada no Palácio da Presidência, em Bissau, serviu para formalizar o exercício de funções que António Rocha assumiu há cerca de sete meses, primeiro como encarregado de negócios, nomeado embaixador pelo Presidente português a 16 de Setembro.
 
Em declarações aos jornalistas, afirmou que as relações entre Portugal e a Guiné-Bissau serão "as melhores de sempre, entre dois países irmãos e amigos".
 
"Espero que, agora que o país regressou à ordem constitucional (...), que as relações se desenvolvam ainda mais do que estavam antes da interrupção constitucional", disse o diplomata português.
 
António Rocha anunciou a disponibilidade de Portugal em retomar "todos os projectos" de cooperação em curso na Guiné-Bissau até ao golpe, nomeadamente ao nível militar, policial e da educação, entre outros.
 
Para já, foram retomados cursos de formação e treino para elementos da Polícia de Ordem Pública, da Guarda Nacional e dos Serviços da Migração e Fronteiras da Guiné- Bissau, tanto na capital guineense, como em Lisboa, adiantou o diplomata português.
 
Uma missão da direcção-geral da Política de Defesa de Portugal encontra-se em Bissau para retomar o diálogo com o Ministério da Defesa guineense com vista ao reactar dos projectos de cooperação militar, destacou "com particular satisfação" o embaixador.
 
"Esperamos muito brevemente ter de novo em Bissau um adido militar português", disse o embaixador, para quem a cooperação entre Lisboa e Bissau no domínio militar "é um dossiêr" especial.
 
O reforço do ensino da língua portuguesa é outro ponto saliente no âmbito da cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau à luz do acordo para a área da educação rubricado entre os dois países no mês de Novembro. Fonte: Aqui