domingo, 22 de fevereiro de 2015

GUINÉ-BISSAU TORNA-SE NO 37º ESTADO MEMBRO DE AFREXIMBANK

Resultado de imagem para Afreximbank
Cairo, Egito (PANA) - A Guiné-Bissau tornou-se no 37º Estado membro do Banco Africano de Importação-Exportação (Afreximbank), anunciou sexta-feira o próprio banco a partir da sua sede no Cairo (Egito).

Segundo o banco, o ministro bissau-guineense da Economia e Finanças, Geraldo João Martins, assinou oficialmente o acordo de sede em Bissau a 3 de fevereiro último e, assim sendo, a Guiné-Bissau torna-se no segundo país lusófono membro do Afreximbank depois de Angola que aderiu em janeiro de 1994.

Os dois Congo eram os últimos a tornarem-se membros do banco, tendo a República do Congo aderido a 21 de julho de 2013 ao passo que a República Democrática do Congo a 25 de abril de 2014.

Os outros Estados membros deste banco pan-africano são o Benin, o Botswana, o Burkina Faso, os Camarões,  Cabo Verde, a Côte d'Ivoire, o Egito, a Etiópia, o Gabão, a Gâmbia, o Gana, a Guiné Conakry, o Quénia, o Lesoto, a Libéria, o Malawi, o Mali, a Mauritânia,  Marrocos, as ilhas Maurícas, a Namíbia, o Níger, a Nigéria, o Rwanda, o Senegal, as ilhas Seicheles, a Serra Leoa, o Sudão, a Tanzânia, a Tunísia, o Uganda, a Zâmbia e o Zimbabwe.


 Moçambique, o Togo e a África do Sul têm ações no seio do banco mas ainda não cumpriram todas as formalidades para se tornarem nos Estados membros de pleno direito.

O Afreximbank, primeira instituição financeira multilateral pan-africana consagrada ao financiamento e à promoção do comércio intra-africano e com o exterior, foi criado em outubro de 1993 pelos Governos africanos, por investidores privados e institucionais africanos bem como por investidores não africanos.