quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

REPRESENTANTE DA ONU PARA A ÁFRICA OCIDENTAL VISITA GUINÉ-BISSAU QUINTA E SEXTA-FEIRA

Resultado de imagem para Mohamed Ibn Chambas
O representante das Nações Unidas para a África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas, visita a Guiné-Bissau na quinta e sexta-feira, na sua primeira deslocação ao país desde que assumiu funções, anunciou a missão da ONU na capital guineense.
 
Chambas vai manter reuniões com o representante da ONU em Bissau, Miguel Trovoada, bem como com quadros do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
 
A visita surge no dia seguinte à mais que provável renovação do mandato da UNIOGBIS, por mais um ano, através de uma resolução que deverá ser hoje votada pelo Conselho de Segurança da ONU em Nova Iorque.
 
Para além da agenda interna da organização, Mohamed Ibn Chambas tem encontros institucionais marcados com os titulares dos órgãos de soberania da Guiné-Bissau.
 
O representante das Nações Unidas para a África Ocidental deverá reunir-se com o Presidente da República, José Mário Vaz, com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, e com o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.
 
Na agenda, Chambas traz ainda o combate ao crime organizado e a cooperação regional.
Aquele responsável vai manter sessões de trabalho com os representantes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em Bissau, visitando ainda a Unidade de Controlo do Crime Transnacional.
 
Mohamed Ibn Chambas foi nomeado representante especial do secretário-geral Ban Ki-moon e chefe do Gabinete das Nações Unidas para África Ocidental (UNOWA) a 12 de setembro de 2014.

LFO // EL