quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

SENEGAL: NOVO ARCEBISPO DE DAKAR ASSUME FUNÇÃO

Dakar, Senegal (PANA) - O novo arcebispo de Dakar, Monsenhor Benjamin Ndiaye, será entronizado sábado na Catedral de Dakar na presença de dignitários religiosos católicos e muçulmanos, de representantes do Governo senegalês e de fiéis, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial.

Antigo bispo da Diocese de Kaolack, no centro do Senegal, ele substitui neste cargo Monsenhor Théodore Adrien Sarr, aposentado desde dezembro passado por ter mais de 75 anos de idade.

Ordenado arcebispo em 2001, o Monsenhor Ndiaye, de 66 anos, fez os seus estudos no Instituto Bíblico de Jérusalem (Israel) e em Paris (França).

Ele havia sucedido o Monsenhor Sarr em Kaolack quando este último foi nomeado arcebispo de Dakar, a 16 de junho de 2000, em substituição do Monsenhor Hyacinthe Thaindoum.

O Monsenhor Théodore Adrien Sarr é conhecido como um apóstolo do diálogo islamo-cristão e do regresso da paz definitiva à Casamança, região do sul do Senegal palco de uma rebelião separatistista desde dezembro de 1982.

Ordenado padre a 28 de maio de 1964, o Monsenhor Ndiaye vai tornar-se o segundo senegalês a aceder à categoria de cardeal.