domingo, 22 de fevereiro de 2015

EFEMÉRIDES - 22 DE FEVEREIRO

Principais acontecimentos registados no dia 22 de Fevereiro na história do mundo: 
 
606 - Morre Papa Sabiniano.
 
1461 - Margarida de Anjou derrota Warwick e recupera a guarda de Henrique VI, na segunda batalha de St Albans, durante a guerra das Rosas.
 
1495 - As forças francesas, sob o comando de Carlos VIII, entram em Nápoles, Itália.
 
1532 - Cria-se a primeira vila do Brasil a de São Vicente.
 
1731 - Morre o patologista holandês Frederico Duysch, fundador do primeiro Museu de Anatomia.
 
1732 - Nasce George Washington, general e primeiro presidente dos EUA.
 
1775 - Pio VI se torna o 250º papa.
 
1819 - Tratado de Adams-Onìs entre EUA e a Espanha, em que a Florida é cedida pela Espanha aos Estados Unidos.
 
1848 - Eclode uma revolta em Paris (França) contra o rei Luís Filipe.
 
1849 - Benjamim Disraeli torna-se o líder do partido conservador britânico.
 
1921 - Nasce Jean-Bédel Bokassa, ditador da República Centro-Africana.
 
1939 - Petróleo começa a jorrar pela primeira vez no Brasil, no poço de Lobato (Salvador).
 
1942 - O escritor austríaco Stefan Zweig suicida-se no Brasil.
 
1945 - Uma Força Expedicionária brasileira conquista o Monte Castelo na Itália às forças alemãs, durante a II Guerra Mundial.
 
1961 - O primeiro-ministro soviético, Nikita Krutschev, recomenda a Comissão dos Estados Africanos que supervisione a restauração de um Congo independente.
 
1964 - O Ghana torna-se num Estado socialista, uni-partidário.
 
1966 - O primeiro-ministro ugandês, Milton Obote, ordena a prisão de cinco membros do seu gabinete e assume o poder total.
 
1971 - O general Hafez Assad assume o poder na Síria, na sequência de um golpe de Estado.
 
1973 - Os EUA e a China, após quase duas décadas de mútuo isolamento, concordam em trocar embaixadores.
 
1974 - O Paquistão reconhece a independência da sua antiga província oriental do Bangladesh.
 
1978 - O Egipto suspende as relações diplomáticas com o Chipre, em protesto contra o confronto, no aeroporto daquele país, em que 15 comandos egípcios foram mortos pelas forças cipriotas, enquanto tentavam libertar os reféns de um avião desviado.
 
1979 - Proclama-se a independência de Santa Lúcia, Ilha das Caraíbas, sob o controle britânico desde 1802.
 
1980 - Centenas de pessoas morrem em confrontos entre tropas da URSS e manifestantes anti-soviéticos na capital Afegã de Cabul. Em consequência, o governo proclama a lei marcial. 
         - O governo israelita anuncia a substituição da Libra israelita por uma nova moeda, o "Shekel" - termo de uma unidade de conta utilizada nos templos bíblicos.
 
1983 - Numa acção sem precedentes há mais de um século, a rainha Isabel II, de Inglaterra, processa um antigo empregado e um jornal londrino por indiscrições acerca da vida no palácio de Buckingham.
 
1984 - O ex-presidente da República da Argentina, general Leopoldo Galtieri, é preso a ordem do Supremo Tribunal Militar argentino, que investiga a conduta do antigo Chefe de Estado na guerra das Malvinas, em 1982, contra a Grã-Bretanha.
 
1986 - A administração norte-americana apoia as acusações de fraude eleitoral proferidas por dois oficiais generais filipinos que apelaram ao presidente Ferdinando Marcos para se demitir.
 
1987 - Morre o artista "Underground" norte-americano Andy Warhol aos 58 anos de idade, considerado como o mago da arte "pop".
 
1988 - Durante um mês de chuvas torrenciais no Estado do Rio de Janeiro (Brasil) eleva-se para dez mil o número de desalojados, 271 vítimas mortais e 717 feridos.
 
1990 - Um foguetão "Ariane" explode, com dois satélites japoneses de telecomunicações a bordo, pouco depois de ser lançado para o espaço a partir da Guiana Francesa.
 
1998 - Em Angola, cria-se a Comissão Constitucional.
 
1999 - Quarenta mil agricultores europeus bloqueiam Bruxelas (Bélgica) em protesto contra a reforma da política agrícola comum da União Europeia.
 
2000 - A Associação Portuguesa de Escritores atribui o Prémio Vida Literária a Eugénio de Andrade.
 
2002 - Morre o cartoonista norte-americano Chuck Jones, as 90 anos de idade, criador de Buggs Bunny, Daffy Duck e Silvestre, o gato.
 
2003 - Meio milhão de pessoas manifesta-se em Madrid contra a atitude das autoridades, após o afundamento do petroleiro Prestige, ao largo da Galiza, em Novembro de 2002.
 
2005 - Morre Simone Simon, 93 anos, actriz francesa, protagonista de "La Bête Humaine", de Jean Renoir.
 
2006 - Um atentado bombista em Samarra, Iraque, destrói a cúpula dourada da Mesquita de Al Askari, aumentando as tensões religiosas entre sunitas e xiitas. 
         - O Papa Bento XVI anuncia a realização do Consistório Ordinário Público de 2006 para a criação de novos cardeais. 
         - Um aluno das Oficinas de São José, no Porto, confessa o homicídio de um sem-abrigo, por um grupo de jovens da escola. 
         - Morre Júlio Graça, aos 82 anos de idade, escritor, autor de "Um Palmo de Terra" e "Histórias de Prisão".
 
2007 - D. Manuel Clemente é nomeado Bispo do Porto (Portugal), em substituição de D. Armindo Lopes Coelho, que resignou por ter atingido a idade limite para o cargo. 
         - Toma posse o primeiro-ministro holandês, o democrata cristão Peter Balkenende, à frente de uma coligação de centro-esquerda saída das eleições legislativas de Novembro. 
         - Morre Fons Rademakers, aos 86 anos de idade, realizador de cinema holandês Óscar, o melhor filme estrangeiro em 1986, com "O Assalto". 
         - Morre Lothar-Gunther Buchheim, aos 89 anos de idade, escritor alemão, autor do "best-seller" "Das Boot", adaptado ao cinema em 1981 por Wolfgang Petersen, com o título "A Odisseia do Submarino 96". Fonte: Aqui