sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

EFEMÉRIDES - 27 DE FEVEREIRO

Principais acontecimentos registados a 27 de Fevereiro, na História do Mundo:
 
1510 - Afonso de Albuquerque conquista Goa, na Índia.
 
1560 - Assina-se o Tratado de Berwyck entre a Inglaterra e os lordes escoceses, o qual exige a expulsão dos franceses das terras da Escócia.
 
1666 - Nasce Luísa de Gusmão, rainha de Portugal.
 
1700 - O navegador inglês William Dampier descobre a ilha da Nova Bretanha, no Sudoeste do Pacífico.
 
1801 - Espanha declara guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte.
 
1814 - Nova vitória de Wellington sobre Soult, durante as invasões francesas, na Guerra de Orthez.
 
1844 - A República Dominicana consegue a sua independência do Haiti.
 
1861 - Ocorre o Massacre de Varsóvia, quando tropas russas disparam contra uma multidão que se manifestava contra o governo russo.
 
1882 - Realiza-se em Londres, (Grã-Bretanha) uma reunião sobre a promoção da emigração das mulheres solteiras ou em condições difíceis para o Canadá.
 
1900 - Funda-se o Partido Trabalhador britânico. Ramsey MacDonald é nomeado o primeiro secretário-geral.
 
1906 - Morre Samuel Pierpont Langley, astrónomo e físico norte-americano, pioneiro da aviação.
 
1928 - Nasce Ariel Sharon, político israelita.
 
1923 - Nasce Dexter Gordon, músico de jazz norte-americano.
 
1932 - Nasce Elizabeth Taylor, actriz norte-americana.
 
1933 - Incêndio no edifício do Reichstag, o parlamento alemão, de origem criminosa, que destrói o edifício. Um holandês, mentalmente desequilibrado, Marius van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido executado.
 
1936 - Nasce Ivan Petrovich Pavlov, fisiólogo e psicólogo russo.
 
1939 - Grã-Bretanha e França reconhecem o governo fascista de Francisco Franco, em Espanha.
 
1942 - Batalha do Mar de Java com a derrota das Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana pela Marinha Imperial Japonesa, em que abre o caminho a estes para a invasão das Índias Orientais Holandesas, na II Guerra Mundial.
 
1945 - Os Fuzileiros dos EUA ocupam a segunda pista de aviação na ilha de Iwo Jima, durante a II Guerra Mundial.
 
1950 - O general Chiang Kai-Shek é eleito Presidente da República da China, nome oficial da China Nacionalista sediada em Taiwan.
         - A Índia apresenta a Oliveira Salazar a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de Goa, Damão e Diu na União Indiana. A proposta é recusada.
 
1951 - A 22ª Emenda da Constituição dos EUA é ratificada, limitando o mandato presidencial a dois mandatos de quatro anos.
 
1952 - Realiza-se a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em Nova Iorque.
 
1967 - Adopta-se a bandeira de Antigua e Barbuda.
 
1996 - Lança-se no Japão os primeiros jogos da série multimilionária da Nintendo, Pokémon.
 
1968 - O parlamento britânico aprova uma lei que visa restringir a entrada de imigrantes de cor no país.
 
1974 - O governo etíope demite-se na sequência do amotinamento de várias unidades militares, que haviam capturado a cidade de Asmara.
 
1976 - Após a retirada das tropas espanholas, a Frente Polisário proclama a República Árabe Saharaui Democratica (RASD).
 
1977 - Morre, em Conacry (Guiné), Diallo Telli, o primeiro secretário-geral da Organização de Unidade Africana (OUA).
 
1978 - O Egipto restringe os privilégios especiais dos palestinianos que vivem no país.
         - A Presidência, a Assembleia e o Governo da República Portuguesa repudiam o pedido do dirigente líbio Mohamar Kadhafi para a independência da ilha da Madeira, considerada pela Organização de Unidade Africana como pertencendo a África.
 
1980 - A comunidade negra da Rodésia, actual Zimbabwe, inicia a votação de um governo de maioria, que levaria a última colónia britânica a independência.
 
1986 - O Cruzeiro, moeda brasileira que há 40 anos, é substituída pelo "Cruzado".
 
1990 - O parlamento da Checoslováquia aprova uma nova lei que possibilita a realização de eleições livres no país, após 40 anos de monopólio do poder do partido comunista.
         - Adopta-se a bandeira da Letónia.
 
1991 - Na alvorada, tropas koweitianas entram na cidade do Koweit, enquanto as forças aliadas anunciam a destruição de 27 das 42 divisões iraquianas e a captura de 45.000 prisioneiro. Bagdad aceita todas as resoluções da ONU. O presidente norte-americano George Bush anuncia o fim da libertação do Kuwait.
 
1993 - O governo angolano aceita a proposta da representante especial do secretário-geral da ONU em Angola, Margareth Anstee, de uma "trégua" no conflito nacional.
 
1995 - O chefe da máfia, Salvatore "Toto" Rina e outros 47 suspeitos, membros da organização criminosa, vão a julgamento, sob a acusação de cumplicidade em 48 assassinatos na Sicília.
         - O Banco de Inglaterra intervém no Berings, o sexto maior banco inglês de investimento. A instituição encontra-se à beira da falência, devido aos investimentos especulativos de um corretor no mercado de futuros de Singapura.
 
1996 - O governo angolano protesta formalmente a UNAVEM-III pelo derrube de uma aeronave do tipo Antonov-12, ocorrido na Lunda Norte.
 
2000 - Termina o XXII Congresso do PSD, com reeleição de Durão Barroso.
 
2001 - A destruição das estátuas dos Budas, no Afeganistão é defendida pelo líder talibã Muhammad Omar.
 
2005 - Pela primeira vez em 26 anos de pontificado, João Paulo II, não faz a oração dominical na Praça de São Pedro, no Vaticano.
 
2006 - O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, ordena a instauração de uma sindicância ao Serviço de Inteligência Externa.
         - Guiné-Equatorial e Gabão decidem delimitar as fronteiras, nomeadamente a questão de soberania sobre as Ilhas de Mbanié, Cacotiers e Conga. Fonte: Aqui