quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ONU REAVALIA SANÇÕES A RESPONSÁVEIS POR GOLPE DE ESTADO NA GUINÉ-BISSAU

CEDEAO 5 - 0 CPLP
Uma autêntica palhaçada da CPLP! As  sanções impostas aos militares não afetaram em nada, ou seja, não tiveram impacto que esses bandidos queriam que tivesse. Foi bom o comando militar ter afastado os gangues da máfia internacional do poder. O lagarto DSP e seus seguidores, bando de delinquentes à solta, que estão a preparar o envenenamento em massa de altas figuras públicas à mando da máfia internacional(MPLA e fascistas) que se cuidem, porque desta vez, nem uma formiga escapará. Bandidos!


O Conselho de segurança da ONU aprovou hoje uma resolução em que se compromete a reavaliar as sanções aplicadas a cinco cidadãos da Guiné-Bissau envolvidos no golpe de Estado de abril de 2012.
 
"Pede-se ao secretário-geral que submeta a este Conselho dentro de seis meses um relatório com os progressos feitos em relação à estabilização do país e à restauração da ordem constitucional e que inclua recomendações quanto à continuação do regime de sanções", lê-se na resolução.
 
O documento, em que se renova por 12 meses o mandato do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), refere-se a uma resolução de maio de 2012, em que a ONU impediu cinco guineenses envolvidos no golpe de Estado de viajarem internacionalmente, incluindo o ex-chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau António Indjai, que foi exonerado do cargo em setembro.
 
Os outros quatro homens são o porta-voz do comando militar, Daba Na Walna, o general Ibraima Camará, o general Estêvão Na Mena e o general Mamadu Turé.
 
Segundo a resolução ainda em vigor, "todos os Estados-membros devem cumprir os passos necessários para impedir a entrada ou passagem pelos seus territórios dos indivíduos listados".
 
O documento abria algumas exceções, caso se provasse que a viagem destes indivíduos tivesse necessidades humanitárias, fosse precisa para cumprir um processo judicial ou permitisse avançar com os objetivos de reconciliação nacional e promoção da paz.
 
Na mesma altura, a União Europeia também anunciou também o congelamento de bens e proibição de circulação de 21 militares envolvidos no golpe, uma lista encabeçada por Indjai.
 
O Conselho de Segurança compromete-se agora a reavaliar esta resolução no período de sete meses, dando um período de um mês para avaliar o relatório do secretário geral.
 
José Ramos-Horta, que serviu como representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, já tinha defendido o levantamento condicional destas sanções individuais, num espirito de reconciliação nacional.
 
A resolução hoje aprovada segue as recomendações do último relatório do secretário-geral, divulgado a 19 de janeiro, e reforça a missão da ONU em três áreas: apoio ao dialogo nacional de reconciliação; prestação de apoio técnico e estratégico para as autoridades nacionais e coordenação dos parceiros internacionais.

AYS // ARA