segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO PEDE APOSTA NO SECTOR


Bissau,23 Fev 15(ANG) - O Secretário de Estado do Turismo disse  que as novas autoridades devem apostar na promoção da biodiversidade para fazer com o que mundo apoie a sua preservação.

Vicente Fernandes que falava hoje em entrevista à ANG, disse estar convencido de que sendo a biodiversidade escolhido como "Pivot" para a Mesa Redonda de Bruxelas, poderá convencer a comunidade internacional sobre a necessidade de apoiar financeiramente o pais no quadro global das acções que tem sido levado a cabo por algumas instituições e parceiros.
O governante disse que a biodiversidade não pode ser vista somente no plano de defesa e protecção, mas que também deve ser valorizada em termos comerciais para que, em conexão com o próprio turismo e a par dos apoios que podem vir da comunidade internacional, possam constituir um elemento de arrecadação de receitas para o Estado.
 
" Temos diversos turismos, dentre os quais, o cientifico, cultural, étnico,  e um dos cardápios da Guiné-Bissau e o Ecoturismo", explicou.
 
Acrescentou que   quando se fazem os polos turísticos com base no Ecoturismo as populações locais  insiram e potenciam as actividades económicas, e de certa forma protegem as riquezas dos animais e espécies raras que todos querem ver, tais como os chimpanzés, tartarugas, hipopótamos, aves migratórias, entre outros.
 
O Secretário de Estado do Turismo frisou que, neste contexto, as populações locais podem ter iniciativas privadas com o objectivo de apoiar as de grande envergadura como Hotéis, Pousadas, Instancias instaladas nos mesmos locais.
 
Informou que o Ecoturismo no quadro da protecção da biodiversidade poderá trazer uma mais-valia económica para o pais tal como outros recursos naturais.
 
Abordado sobre o facto de a Guiné-Bissau ter enormes potencialidades turísticas mas que  não estão a ser exploradas, Vicente Fernandes disse que estão dentro dos esforços do governo.
 
"Esse executivo tem dado tónica essencial à assuntos de desenvolvimento económico que passa pela exploração de certos recursos naturais entre os quais as o sector do turismo, a maior industria financeira do mundo".
 
FONTE: ANG/AC/SG