quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

NIGÉRIA:ANTIGO PRESIDENTE OBASANJO ABANDONA O PARTIDO NO PODER

Resultado de imagem para Olusegun Obasanjo
Abuja - O antigo presidente nigeriano Olusegun Obasanjo, abandonou segunda-feira, o partido no poder na Nigéria, do qual se tornou como um dos seus pilares, seis semanas antes das eleições presidenciais e legislativas, confirmou terça-feira a presidência nigeriana, citada pela AFP.
 
Obasanjo rasgou publicamente o seu cartão de membro do Partido democrático popular (PDP), uma defecção que acontece numa altura em que acaba de acusar Jonathan de estar preparado a fraudar para adiar as presidenciais de 28 de Março.
 
Obasanjo, antigo general de 77 anos, dirigiu a junta que controlou a Nigéria entre 1976 a 1979, antes de se tornar em 1999, o primeiro presidente democraticamente eleito no termo das ditaduras militares.
 
Foi reeleito por um segundo mandato até 2007, continuando postertiormente como um dos mentores do PDP, gozando de uma grande popularidade.               
                        
O seu apoio à Coodluck durante a sua eleição em 2011 foi determinante, mas as relações entre ambos deterioraram-se pouco tempo depois.
 
Obasanjo declarou recentemente que Muhammadu Buhari, principal rival de Jonathan para a eleição presidencial, seria o mais ideal para combater o grupo islamita Boko Haram, e fazer recuar a corrupção que se tornou endémica no país. Fonte: Aqui