segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ZIMBABWE:UNIÃO EUROPEIA RETOMA A SUA AJUDA DIRECTA AO PAÍS AFRICANO

Resultado de imagem para mugabe
Harare - Após mais de dez anos de sanções diplomáticas, a União Europeia (UE) retomou hoje (segunda-feira), a sua ajuda directa ao Zimbabwe, com um envelope de 234 milhões de euros para seis anos destinados aos sectores da agricultura e da saúde, noticiou a AFP.
 
"Marcamos um passo importante na nossa cooperação com o Zimbabwe", congratulou-se o embaixador europeu Philipe Van Damme, durante uma cerimónia de assinatura com o ministro zimbabweano das Finanças Patrick Chimassa em Harare.
 
Ao saudar a ajuda europeia, Patrick Chimassa aproveitou a ocasião para reiterar o pedido do Zimbabwe para um levantamento sem condição das sanções contra o chefe de Estado e a Primeira Dama.

O presidente do Zimbabwe Robert Mugabe, no poder desde 1980, e sua esposa Grace continuam sob sanções que os interditam nomeadamente de viajar para Europa desde 2002.
 
A UE começou em 2013 a normalizar as suas relações com o Zimbabwe, levantando a maior parte das sanções impostas desde 2002, por protestar contra a violência política e os atentados aos Direitos Humanos. Fonte: Aqui