terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

EFEMÉRIDES - 17 DE FEVEREIRO

Principais acontecimentos registados no dia 16 de Fevereiro na história do mundo:
 
1614 - Morre, martirizado em Nagasaki, o bispo do Japão, D. Luís Cerqueira, a quem se deve a criação das primeiras paróquias católicas naquele país e a primeira edição em japonês do catecismo cristão.
 
1808 - A França invade a Espanha.
 
1897 - Proclama-se a República de Espanha.
 
1917 - Morre o escritor francês Octave Mirabeau.
 
1918 - O porto britânico de Dover é bombardeado por submarinos alemães, no decorrer da I Guerra Mundial.
 
1936 - A coligação "Frente Popular", de partidos de esquerda, vence as eleições realizadas em Espanha.
 
1945 - Começa o bombardeamento de Iwo Jima, no Japão, pelas forças norte-americanas, durante a II Guerra Mundial.
 
1948 - Proclama-se a República Democrática da Coreia.
 
1957 - Começa a visita de quatro dias a Portugal de Isabel II de Inglaterra. O acontecimento marca a história da RTP, que garante a cobertura para os canais internacionais, pouco antes do início das emissões regulares.
 
1959 - Fidel de Castro assume o cargo de Primeiro-ministro de Cuba, na sequência da tomada do poder em 1 de Janeiro.
 
1961 - Chipre vota a adesão a Comunidade Económica Europeia.
 
1964 - O concílio Vaticano II aprova a leitura das epistolas e evangelhos nas línguas nacionais, durante os ofícios religiosos.
 
1977 - O arcebispo anglicano do Uganda e dois ministros do governo de Kampala são presos por alegada conspiração para derrubar o Presidente Idi Amin Dada.
 
1978 - O Japão e a China assinam, em Pequim, um acordo comercial.
         - É colocado um engenho explosivo na estátua de Oliveira Salazar, em Santa Comba Dão (Portugal).
 
1980 - O Papa João Paulo II, aproveitando uma escala de três horas no Paquistão - na viagem de 12 dias as Filipinas, Ilha Guam e Japão - profere uma homilia no estádio de Carachi, onde, momentos antes, explodira uma bomba.
 
1983 - A comissão dos direitos humanos da ONU, reunida em Genebra, adopta uma resolução pedindo á aplicação do princípio da autodeterminação de Timor-Leste.
 
1983 - É instituído o Prémio Camões, em Portugal.
 
1984 - Ascende a 175 o número de mortos em Moçambique devido ao ciclone Domoina.
 
1985 - As forças israelitas completam a primeira fase da sua retirada do Sul do Líbano, abandonando a cidade portuária de Sidon, onde multidões em deliro recebem os primeiros elementos do exército libanês.
 
1986 - Sete milhões e seiscentos mil portugueses vão as urnas, elegendo Mário Soares, primeiro Presidente da República civil em 60 anos. Soares obtém 51,35 por cento dos votos, contra 48,65 de Freitas do Amaral.
 
1988  - Um carro armadilhado explode na Downing Street (Londres-Inglaterra), perto da residência da Primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, matando uma pessoa.
 
1989   - Morre o estilista de moda francês Guy Laroche aos 66 anos de idade, um dos percursores do pronto-a-vestir.
 
1998   - Maurice Papon começa a ser julgado em França, por crimes contra a humanidade.
 
1999   - Xanana Gusmão, dirigente histórico da Fretilin, advoga, em Djacarta (Indonésia), um Timor-Leste independente sem forças armadas, com um sistema multipartidário, uma economia de mercado e uma constituição consagrada aos direitos humanos.
 
2001 - É decretada a prisão preventiva do ex-presidente do Benfica, João Vale e Azevedo, por suspeita de crime de peculato. 
         - Aviões norte-americanos e ingleses bombardeiam alvos iraquianos perto de Bagdad.
 
2004 - A fadista Mariza recebe o prémio personalidade do ano 2003. 
         - É editada a ópera "Os Dias Levantados", de António Pinho Vargas, com libreto de Manuel Gusmão, sobre a Revolução de Abril.
 
2005 - Angola assume, em Argel (Argélia), por um ano, a Presidência do Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Petróleo (APPA).
 
2007 - O Prémio AICA - Associação Internacional dos Críticos de Arte/Ministério da Cultura 2006 de Arquitectura e Artes Visuais é atribuído ao arquitecto Paulo David e ao fotógrafo Jorge Molder. Fonte: Aqui