sexta-feira, 2 de maio de 2014

OPINIÃO» GUINÉ – BISSAU, PAÍS PEQUENO NO TAMANHO, "MA GRANDI NA FAMA" - FLORA CABLY

Hoje lembrei orgulhosamente que sou Guineense, um País pequeno no tamanho, "ma grandi na Fama". Um País que Lutou contra um Império para obter a liberdade de Homem. Que indirectamente essa luta vitoriosa contribuiu para a queda do Império Português num outro Continente não Africano.
Meus Compatriotas, temos motivos que sobram, de sentirmos orgulhosos. Mas nos dias de hoje, parece que estamos a pagar, pela nossa Historia. Sinto um ar ávido da evanescência do sentido da nossa Independência Política, a primordial entre a ex-colónia.

Os Nossos embaixadores, são virados "Djilas", e foram maquiavelicamente substituídos pelos Grupos de Contactos, os tais que nós expomos os nossos Problemas internos, a nossa dignidade como Povo que são tratados fora do nosso País. Passamos a ter super - embaixador, o tal que leva e trás o que resta de fora para acalentar a nossa esperança. o Tal representante das Nações Unidas, Dr Ramos Horta.
 Dito isso, o que me leva a fazer esta reflexão, é uma dor imensa que eu tenho que duma maneira outra teria que descrever. Lamentavelmente República Popular de Angola, faz parte de Ex-colónia, e da CPLP, e parceiro próximo na Luta da Libertação Nacional. Não vale apenas estar aqui, dizer o que Amílcar Cabral fez para Angola o Agostinho Neto e Povo Angolano Para nós e vice-versa. Caros
Compatriotas lá vão 3 Cidadãos da minha Pátria que desapareceram neste País Amigo-irmão. Sem que haja um papel protocolar afizer ou achar o que seja. Sem o mínimo pedido de desculpa formal público do Governo angolano, já não digo para Governo da Guine, mas para familiares das vitimas... Já que Não temos Embaixadores, então, onde está o Super Embaixador o tal das Nação Unidas quem tem estado a representar o Pais la fora?
E o Grupo de contactos para Guine? Para quê existem estes Grupos de contactos, quando não querem saber das nossas vidas?
Eu sinto impotente, sinto que ainda não sou Independente Politicamente, sinto que estão se mexer com o meu Orgulho como Cidadão e Povo. Sinto que esta gente que se imiscuíram nos assuntos do meu Pais foram "Chamados" para assaltar o País pelos Próprios filhos da Guine.
Isto dói, por isso apelo aqueles que pensam o mesmo, Pressionar opinião Publica para que a nossa voz seja ouvida, Para que o Governo Angola, abra TABU e comece a falar abertamente sobre assunto. Os nossos pais morreram Para Libertar o Homem, mas nós arriscamos a sobreviver promovendo a Injustiças como via para voltarmos a ser Oprimido, LAMENTAVELMENTE... PASSA PAROLA e um Bom 1º de Maio.
Flora Cably
Fonte: Aqui